A astronauta que passou mais tempo no Espaço está de volta à Terra

Christina Koch / Twitter

A astronauta Christina Koch está de volta à Terra

A astronauta norte-americana regressou à Terra, esta quinta-feira, depois de ter estabelecido o recorde feminino de permanência no Espaço de 328 dias.

Christina Koch, que esteve quase onze meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), pousou, esta quinta-feira, às 09h12, no Cazaquistão, juntamente com Luca Parmitano (da Agência Espacial Europeia) e Alexander Skvortsov (da Roscosmos).

“Esta jornada foi a jornada de todos. Obrigado a todos os envolvidos no sucesso da nossa missão e por me darem a oportunidade de levar os sonhos de todos ao Espaço. Estou de coração cheio por estar de volta ao nosso planeta!”, escreveu a astronauta da NASA na sua conta do Twitter.

A astronauta norte-americana, de 41 anos, bateu o anterior recorde, em dezembro do ano passado, da mulher que passou mais tempo no Espaço, ao seu 288.º dia, que antes pertencia a Peggy Whitson. Agora, de volta à Terra, Koch pode dizer, orgulhosamente, que esteve 328 dias a bordo da EEI.

A astronauta começou a sua missão espacial no dia 14 de março e a ideia era ficar na EEI durante seis meses. No entanto, a NASA estendeu a sua estadia, em parte para recolher mais dados sobre os efeitos dos voos espaciais de longa duração.

Em outubro do mesmo ano, a astronauta já tinha feito história ao lado da colega Jessica Meir, quando esteve no primeiro passeio espacial exclusivamente feminino.

De acordo com a agência France-Presse, Koch vai agora para a sede da NASA em Houston, nos Estados Unidos, onde vai ser submetida a alguns exames médicos. Os seus dados vão ser especialmente importantes, uma vez que a agência espacial está a preparar uma missão espacial de longa duração a Marte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …