A astronauta que passou mais tempo no Espaço está de volta à Terra

Christina Koch / Twitter

A astronauta Christina Koch está de volta à Terra

A astronauta norte-americana regressou à Terra, esta quinta-feira, depois de ter estabelecido o recorde feminino de permanência no Espaço de 328 dias.

Christina Koch, que esteve quase onze meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), pousou, esta quinta-feira, às 09h12, no Cazaquistão, juntamente com Luca Parmitano (da Agência Espacial Europeia) e Alexander Skvortsov (da Roscosmos).

“Esta jornada foi a jornada de todos. Obrigado a todos os envolvidos no sucesso da nossa missão e por me darem a oportunidade de levar os sonhos de todos ao Espaço. Estou de coração cheio por estar de volta ao nosso planeta!”, escreveu a astronauta da NASA na sua conta do Twitter.

A astronauta norte-americana, de 41 anos, bateu o anterior recorde, em dezembro do ano passado, da mulher que passou mais tempo no Espaço, ao seu 288.º dia, que antes pertencia a Peggy Whitson. Agora, de volta à Terra, Koch pode dizer, orgulhosamente, que esteve 328 dias a bordo da EEI.

A astronauta começou a sua missão espacial no dia 14 de março e a ideia era ficar na EEI durante seis meses. No entanto, a NASA estendeu a sua estadia, em parte para recolher mais dados sobre os efeitos dos voos espaciais de longa duração.

Em outubro do mesmo ano, a astronauta já tinha feito história ao lado da colega Jessica Meir, quando esteve no primeiro passeio espacial exclusivamente feminino.

De acordo com a agência France-Presse, Koch vai agora para a sede da NASA em Houston, nos Estados Unidos, onde vai ser submetida a alguns exames médicos. Os seus dados vão ser especialmente importantes, uma vez que a agência espacial está a preparar uma missão espacial de longa duração a Marte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.