A astronauta que passou mais tempo no Espaço está de volta à Terra

Christina Koch / Twitter

A astronauta Christina Koch está de volta à Terra

A astronauta norte-americana regressou à Terra, esta quinta-feira, depois de ter estabelecido o recorde feminino de permanência no Espaço de 328 dias.

Christina Koch, que esteve quase onze meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), pousou, esta quinta-feira, às 09h12, no Cazaquistão, juntamente com Luca Parmitano (da Agência Espacial Europeia) e Alexander Skvortsov (da Roscosmos).

“Esta jornada foi a jornada de todos. Obrigado a todos os envolvidos no sucesso da nossa missão e por me darem a oportunidade de levar os sonhos de todos ao Espaço. Estou de coração cheio por estar de volta ao nosso planeta!”, escreveu a astronauta da NASA na sua conta do Twitter.

A astronauta norte-americana, de 41 anos, bateu o anterior recorde, em dezembro do ano passado, da mulher que passou mais tempo no Espaço, ao seu 288.º dia, que antes pertencia a Peggy Whitson. Agora, de volta à Terra, Koch pode dizer, orgulhosamente, que esteve 328 dias a bordo da EEI.

A astronauta começou a sua missão espacial no dia 14 de março e a ideia era ficar na EEI durante seis meses. No entanto, a NASA estendeu a sua estadia, em parte para recolher mais dados sobre os efeitos dos voos espaciais de longa duração.

Em outubro do mesmo ano, a astronauta já tinha feito história ao lado da colega Jessica Meir, quando esteve no primeiro passeio espacial exclusivamente feminino.

De acordo com a agência France-Presse, Koch vai agora para a sede da NASA em Houston, nos Estados Unidos, onde vai ser submetida a alguns exames médicos. Os seus dados vão ser especialmente importantes, uma vez que a agência espacial está a preparar uma missão espacial de longa duração a Marte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …