Asteróide que matou os dinossauros provocou uma invasão letal de algas

Don Davis / NASA

Um choque de asteróides terá contribuído para a extinção dos dinossauros e poderá fazer o mesmo à espécie humana.

Um choque de asteróides terá contribuído para a extinção dos dinossauros e poderá fazer o mesmo à espécie humana.

O asteróide que se acredita ter motivado a extinção dos dinossauros pode também ter acabado com grande parte da vida marinha dos oceanos, provocando uma invasão mundial de algas.

Esta ideia surge no âmbito de um novo estudo que recorreu à ciência dos foguetões para comprovar a tese de que o mega-asteróide de 10 quilómetros que atingiu a Terra há 66 milhões de anos matou não apenas 75% dos animais e a maioria das plantas, mas também levou à quase extinção da vida marinha.

O asteróide, que terá provocado uma cratera de 180 quilómetros de extensão e 20 quilómetros de profundidade, libertou fragmentos super-quentes na atmosfera, causando “efeitos secundários” como ondas de choque, incêndios, tsunamis e a total escuridão.

Além da extinção quase total da vida terrestre, muitos animais marinhos também morreram, o que sempre intrigou os cientistas, já que a água deveria tê-los protegido das radiações e demais consequências causadas pelo impacto.

O mistério parece ter sido finalmente desvendado, conforme se nota no estudo divulgado pela publicação científica Journal of Geophysical Research: Planets e divulgado pelo blogue da União Americana de Geofísica (AGU).

O líder da investigação, o engenheiro aeroespacial Devon Parkos da Escola de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade Purdue no Indiana, EUA, refere que o asteróide foi “pouco amigável para qualquer coisa viva”.

Geologyguy / wikimedia commons

Linha branca indica a fronteira Cretáceo-Paleogene, ou seja, o fim do período Cretáceo e o início do Paleógeno, que terá sido provocado pelo impacto de mega-asteróide.

A equipa liderada por este investigador usou modelos da ciência de foguetões, feitos para a reentrada na terra de naves espaciais, para avaliar como condições de alta altitude e de baixa pressão terão influenciado os fragmentos do asteróide.

A simulação indicou que, quando reentraram na atmosfera terrestre, as bolas de fogo minúsculas criaram grandes quantidades de gases nitrogenados.

Estes gases terão provocado chuvas ácidas que podem ter aumentado os níveis de nitratos e de fosfatos presentes nos oceanos, o que terá provocado o crescimento global e fatal de algas.

Este florescimento a grande escala terá afectado negativamente os ecossistemas marinhos, motivando o aparecimento de toxinas prejudiciais, e gerando assim, a quase extinção da vida marinha.

O crescimento massivo das algas terá também bloqueado a luz do sol que é necessária para que o fitoplâncton realize a fotossíntese, isto é, a absorção de dióxido de carbono da água com libertação de oxigénio.

O nível de oxigénio das águas terá reduzido drasticamente, matando peixes, bactérias e plantas aquáticas.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Caros ZAP, gás carbónico = dióxido de carbono (nome mais conhecido e em PT-PT), nitrogénio = azoto (PT-PT), nitrogénio óxido não é um nome IUPAC sendo o correcto monóxido de azoto.

    Por favor corrijam no texto.

RESPONDER

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …