/

Asteroide potencialmente perigoso era muito maior do que os cientistas esperavam

JPL-Caltech / NASA

Novas imagens sugerem que o asteroide 3200 Phaethon é consideravelmente maior do que antes se tinha pensado, ocupando o segundo lugar no ranking dos asteroides potencialmente perigosos para o planeta.

Apesar das novas informações serem preocupantes, não há razão para entrar em pânico já: o asteroide não deve visitar-nos nos próximos 400 anos. Apesar disso, as novas observações da NASA vão ajudar os cientistas a compreender mais sobre a natureza do 3200 Phaethon e qual o seu potencial impacto se entrar em colisão com a Terra.

Novas medições foram feitas a partir do Arecibo Observatory Planetary Radar, em Porto Rico, e concluíram que o diâmetro do asteróide tem, afinal 5,8 quilómetros, cerca de um quilómetro acima do que os especialistas pensavam inicialmente.

“Estas novas observações mostram que o Phaethon pode ter uma forma similar ao Bennu. No entanto, dentro do Phaethon cabiam mil Bennus“, explica Patrick Taylor, um dos cientistas.

As novas imagem têm uma resolução suficientemente alta para converter 75 metros para um único pixel. Além disso, revelam também uma característica escura e circular perto de um dos pólos do asteróide.

Os investigadores acreditam que isso poderá ser uma cratera ou uma depressão na rocha o que impede que o raio do radar do Observatório reflita de volta para a Terra. Uma outra depressão foi encontrada perto do equador.

Para ser qualificado como objeto potencialmente perigoso, as rochas espaciais têm que atingir um determinado tamanho e as suas órbitas têm que as levar suficientemente perto da Terra, mesmo que seja muito pouco provável que colidam com a Terra num futuro próximo.

Por outras palavras, o “potencialmente” tem tanto peso como o “perigoso”. Quer isso dizer que, para já, não há razão para pânico, especialmente com um objeto como o 3200 Phaethon que tem movimentos estáveis que podem ser previstos com centenas de anos de avanço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.