/

Asteróide passará pela Terra em setembro a uma distância 5 vezes menor da da Lua

NASA / JPL-Caltech

O asteróide ES4 de 2011 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 1 de setembro, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, que detalha que o corpo rochoso tem um diâmetro entre 22 e 49 metros.

Passará pela Terra a uma velocidade estimada de mais de 29.000 quilómetros por hora.

De acordo com os número da NASA, passará pela Terra a uma distância de 71.800 quilómetros. Para termos de comparação, a Lua está a cerca de 384.400 quilómetros da Terra – o asteróide passará a uma distância cerca de cinco vezes menor.

O asteróide faz parte do grupo Apollo e tem uma órbita muito ampla em torno da Terra e do Sol, com uma trajetória de voo que cruza a órbita da Terra. Apesar do ritmo acelerado, o ES4 2011 não representa uma ameaça, até porque o seu diâmetro é muito pequeno.

Das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para a Terra no próximo século, apenas um – 2018 VP1 – poderia impactar a Terra em 2020 e, até mesmo para este corpo rochoso as probabilidade de impacto são ínfimas.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.