Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Apesar de este corpo rochoso, oficialmente batizado de 231937 (2001 FO32), ser o maior e o mais rápido a passar pela Terra neste ano, não há qualquer motivo para alarme.

O asteróide em causa, precisa o portal Space.com, tem cerca de 0,8 a 1,7 quilómetros de diâmetro. Em termos de comparação, a Ponte 25 de abril, que liga a cidade de Lisboa a Almada, tem cerca de 2,2 quilómetros de comprimento.

No próximo dia 21 de março, este corpo passará a grande velocidade a 2 milhões de quilómetros da Terra, distância suficiente para ser considerado um objeto “potencialmente perigoso” para os especialistas da agência espacial norte-americana.



Um asteróide é apontado como “potencialmente perigoso” para a NASA quando a sua órbita se cruza com a da Terra a uma distância de não mais do que 7,5 milhões de quilómetros e tem um diâmetro superior a 140 metros. Trata-se de uma métrica para que os astrónomos e especialistas consigam perceber que corpos devem ter em atenção.

O mesmo portal recorda ainda que pequenos asteróides passam entre a Terra e a Lua várias vezes durante um mês, dando conta que os seus fragmentos entram e fragmentam-se na atmosfera da Terra quase diariamente.

Apesar de o 231937 não representar qualquer perigo para a Humanidade, este corpo rochoso representa uma boa oportunidade para que os astrónomos, sejam estes profissionais ou amadores, possam observar a sua rota com um telescópio.

Surgirá nos céus como uma espécie de estrela, que se moverá a uma velocidade mais rápida relativamente aos outros objetos, nota ainda o Canal Tech.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …