Asteróide com órbita altamente incerta a caminho da Terra

A NASA anunciou que um asteróide, designado 2016 QL44, vai passar pela Terra na próxima semana. A sua proximidade da terra e a sua órbita altamente incerta causam preocupação.

Segundo os especialistas, o asteróide vai passar pelo nosso planeta no dia 17 de setembro, a uma velocidade de cerca de 14 quilómetros por segundo (cerca 50.000km/h).

O tempo exato da abordagem é desconhecido, mas os cientistas afirmam que o asteróide pode demorar até 16 minutos a atravessar o planeta.

Este corpo celeste foi descoberto ainda este ano, e tem sido observado com atenção pela NASA e por outras agências devido à sua trajetória altamente incerta.

O potencial impacto do asteróide com o nosso planeta seria catastrófico se ocorresse numa área povoada, adianta o astrónomo Donald Yeomans, citado pelo Daily Express.

Com apenas 61 metros de comprimento, o 2016 QL44 provavelmente não causaria o Apocalipse, mas seria equivalente à explosão de várias bombas nucleares.

No entanto, os especialistas acreditam que o asteróide vá apenas passar ao lado da Terra.

A agência espacial dos Estados Unidos monitoriza regularmente grandes asteróides mas estão bastante confiantes de que a Terra não será atingida nos próximos cem anos.

“A NASA não conhece nenhum asteróide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de um grande impacto é muito pequena. Na verdade, o melhor que podemos dizer é que nenhum grande objeto deverá atingir a Terra nos próximos cem anos”, destacou um porta-voz da agência.

Usando telescópios, os astrónomos têm trabalhado na localização e mapeamento dos objetos mais próximos da órbita da Terra – chamados em inglês de near-Earth objects (NEO) -, e já conseguiram localizar mais de 90% dos NEOs com mais de um quilómetro de diâmetro.

Ainda faltam os objetos menores, com diâmetro ou comprimento de 140 metros, que apesar de “pequenos”ainda representam um risco considerável.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem até porque não me dá jeito nenhum, na próxima semana tenho que ir plantar couves e daqui a 89 anos 2 meses e 6 dias tenho que semear feijão! Vejam lá se desviam esses astóides pra bem longe senão ainda me dão cabo da horta. Já não basta o cão do vizinho a abrir covas e a estagar-me as ervilhas ainda tem que vir calhaus dos extraterrestres pra me estragar os cultivos, não faltava mai nada!

  2. por certo que vai demorar muito tempo a “atravessar o planeta” mas se tudo correr bem, ficamos com um “túnel do Marão” directo para a Nova Zelândia.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …