Asteróide com órbita altamente incerta a caminho da Terra

A NASA anunciou que um asteróide, designado 2016 QL44, vai passar pela Terra na próxima semana. A sua proximidade da terra e a sua órbita altamente incerta causam preocupação.

Segundo os especialistas, o asteróide vai passar pelo nosso planeta no dia 17 de setembro, a uma velocidade de cerca de 14 quilómetros por segundo (cerca 50.000km/h).

O tempo exato da abordagem é desconhecido, mas os cientistas afirmam que o asteróide pode demorar até 16 minutos a atravessar o planeta.

Este corpo celeste foi descoberto ainda este ano, e tem sido observado com atenção pela NASA e por outras agências devido à sua trajetória altamente incerta.

O potencial impacto do asteróide com o nosso planeta seria catastrófico se ocorresse numa área povoada, adianta o astrónomo Donald Yeomans, citado pelo Daily Express.

Com apenas 61 metros de comprimento, o 2016 QL44 provavelmente não causaria o Apocalipse, mas seria equivalente à explosão de várias bombas nucleares.

No entanto, os especialistas acreditam que o asteróide vá apenas passar ao lado da Terra.

A agência espacial dos Estados Unidos monitoriza regularmente grandes asteróides mas estão bastante confiantes de que a Terra não será atingida nos próximos cem anos.

“A NASA não conhece nenhum asteróide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de um grande impacto é muito pequena. Na verdade, o melhor que podemos dizer é que nenhum grande objeto deverá atingir a Terra nos próximos cem anos”, destacou um porta-voz da agência.

Usando telescópios, os astrónomos têm trabalhado na localização e mapeamento dos objetos mais próximos da órbita da Terra – chamados em inglês de near-Earth objects (NEO) -, e já conseguiram localizar mais de 90% dos NEOs com mais de um quilómetro de diâmetro.

Ainda faltam os objetos menores, com diâmetro ou comprimento de 140 metros, que apesar de “pequenos”ainda representam um risco considerável.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem até porque não me dá jeito nenhum, na próxima semana tenho que ir plantar couves e daqui a 89 anos 2 meses e 6 dias tenho que semear feijão! Vejam lá se desviam esses astóides pra bem longe senão ainda me dão cabo da horta. Já não basta o cão do vizinho a abrir covas e a estagar-me as ervilhas ainda tem que vir calhaus dos extraterrestres pra me estragar os cultivos, não faltava mai nada!

  2. por certo que vai demorar muito tempo a “atravessar o planeta” mas se tudo correr bem, ficamos com um “túnel do Marão” directo para a Nova Zelândia.

RESPONDER

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …