Asteróide com órbita altamente incerta a caminho da Terra

A NASA anunciou que um asteróide, designado 2016 QL44, vai passar pela Terra na próxima semana. A sua proximidade da terra e a sua órbita altamente incerta causam preocupação.

Segundo os especialistas, o asteróide vai passar pelo nosso planeta no dia 17 de setembro, a uma velocidade de cerca de 14 quilómetros por segundo (cerca 50.000km/h).

O tempo exato da abordagem é desconhecido, mas os cientistas afirmam que o asteróide pode demorar até 16 minutos a atravessar o planeta.

Este corpo celeste foi descoberto ainda este ano, e tem sido observado com atenção pela NASA e por outras agências devido à sua trajetória altamente incerta.

O potencial impacto do asteróide com o nosso planeta seria catastrófico se ocorresse numa área povoada, adianta o astrónomo Donald Yeomans, citado pelo Daily Express.

Com apenas 61 metros de comprimento, o 2016 QL44 provavelmente não causaria o Apocalipse, mas seria equivalente à explosão de várias bombas nucleares.

No entanto, os especialistas acreditam que o asteróide vá apenas passar ao lado da Terra.

A agência espacial dos Estados Unidos monitoriza regularmente grandes asteróides mas estão bastante confiantes de que a Terra não será atingida nos próximos cem anos.

“A NASA não conhece nenhum asteróide ou cometa atualmente em rota de colisão com a Terra, então a probabilidade de um grande impacto é muito pequena. Na verdade, o melhor que podemos dizer é que nenhum grande objeto deverá atingir a Terra nos próximos cem anos”, destacou um porta-voz da agência.

Usando telescópios, os astrónomos têm trabalhado na localização e mapeamento dos objetos mais próximos da órbita da Terra – chamados em inglês de near-Earth objects (NEO) -, e já conseguiram localizar mais de 90% dos NEOs com mais de um quilómetro de diâmetro.

Ainda faltam os objetos menores, com diâmetro ou comprimento de 140 metros, que apesar de “pequenos”ainda representam um risco considerável.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem até porque não me dá jeito nenhum, na próxima semana tenho que ir plantar couves e daqui a 89 anos 2 meses e 6 dias tenho que semear feijão! Vejam lá se desviam esses astóides pra bem longe senão ainda me dão cabo da horta. Já não basta o cão do vizinho a abrir covas e a estagar-me as ervilhas ainda tem que vir calhaus dos extraterrestres pra me estragar os cultivos, não faltava mai nada!

  2. por certo que vai demorar muito tempo a “atravessar o planeta” mas se tudo correr bem, ficamos com um “túnel do Marão” directo para a Nova Zelândia.

RESPONDER

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …

Governo pode rever (e adiar) fim dos plásticos de utilização única nos restaurantes

O Governo admite rever e suspender a entrada em vigor da proibição de uso de plásticos de utilização única em retaurantes devido à pandemia de covid-19. O Jornal de Negócios avança esta quinta-feira que a pandemia …