Asteróide com centenas de metros passará pela Terra depois do Natal

Um asteróide com centenas de metros passará pela Terra logo após o Natal, de acordo com a agência espacial norte-americana (NASA), que frisa que corpo rochoso não apresenta qualquer perigo para o planeta.

O asteróide – batizado de 310442 – alcançará o seu ponto mais próximo da Terra às 07h45 (UTC) de 26 de dezembro. Estará a 0,05 unidades astronómicas do nosso planeta (cerca de 7,3 milhões de quilómetros do centro da Terra), segundo números avançados pelo Center for Near Earth Object Studies (CNEOS) da NASA.

Em declarações ao portal Newsweek, Paul Chodas, diretor do CNEOS, afirmou que esta é uma distância “próxima” do ponto de vista astronómico, mas não do ponto de vista humano. “No seu ponto mais próximo, este [o asteróide 310442] estará 19 vezes mais distante do que a Lua”, explicou.

Na sua aproximação à Terra, o corpo rochoso vai viajar a uma velocidade estimada de 12,3 quilómetros por segundo (44.280 quilómetros por hora).

Os astrónomos da CNEOS estimam que a rocha espacial tem um diâmetro entre 280 e 620 metros. Em termos de comparação, oscila entre a dimensão do Trump Building, em Manhattan (Estados Unidos), e da Shanghai Tower, na China.

“Ao longo de muitos séculos e milénios, [estes asteróides] podem evoluir para órbitas que atravessam a Terra. E, por isso, é prudente continuar a acompanhá-los nas próximas décadas e estudar como é que as suas órbitas podem estar a evoluir”, rematou Chodas.

Os asteróides e outros corpos são considerados próximos da Terra, recorde-se, quando passam a uma distância inferior a 1,3 unidades astronómicas do nosso planeta.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …