“Confiança”. Assunção Cristas lança o seu primeiro livro

Rodrigo Antunes / Lusa

Assunção Cristas no lançamento do seu livro, “Confiança”

A presidente do CDS-PP apresentou, esta segunda-feira, o seu livro “Confiança”, em Lisboa, definindo-se como uma “ativista do otimismo” e assumiu a sua confiança nos seus resultados nas eleições legislativas de outubro.

Assunção Cristas juntou, numa sala de um centro comercial em Lisboa, algumas dezenas de pessoas, entre familiares, amigos, militantes e dirigentes do CDS, mas também do PSD, entre eles a antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque e o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que chefiou o Governo em que foi ministra da Agricultura.

O otimismo é uma característica que partilha com outro otimista, o primeiro-ministro, António Costa, com quem protagonizou alguns debates acesos no Parlamento, mas Assunção evitou entrar em polémicas políticas.

Sou muito otimista. Felizmente há muitas pessoas otimistas no nosso país e isso é positivo. Muitas vezes sou crítica do primeiro-ministro, mas nunca me ouviram criticar o seu otimismo”, afirmou, com um sorriso, aos jornalistas, fazendo um intervalo na sessão de autógrafos na apresentação do livro, pelo ensaísta Pedro Mexia, seu amigo de juventude.

Ao longo de 246 páginas, Cristas percorre a sua carreira, profissional e política, fala da importância da participação das mulheres na vida política e em todos os níveis da sociedade, recusando que a obra seja apenas “para elas”.

“Precisamos de mulheres e de homens cada vez mais na política, em todas as posições da nossa sociedade e também nas posições de topo. Precisamos que estejam homens de qualidade e mulheres de qualidade, que às vezes estão mais escondidas”, disse ainda.

Assunção afirma ter “confiança no país”, “confiança em todos os portugueses que lutam todos os dias por um país melhor” e “muita confiança e muita esperança no futuro”.

A deputada e ex-ministra emocionou-se quando disse que foram os seus pais a ensiná-la a ser otimista e afirmou acreditar que o otimismo pode e deve ser usado na “transformação da realidade” a favor das pessoas e da resolução dos seus problemas.

Tal como disseram Pedro Mexia, Cristas, primeira mulher a liderar o CDS, reconheceu que ganhou “o gosto” pela política nos dez anos a que se referem o livro, desde o “desafio” que lhe foi feito pelo ex-líder, Paulo Portas, a entrar para o partido, depois candidatar-se a deputada e a entrar para o Executivo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …