Assunção Cristas é a nova líder do CDS. Lista alternativa consegue 23% do conselho nacional

CDSPP / Facebook

A ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas

É oficial: Assunção Cristas acaba de ser eleita como nova presidente do CDS-PP. No entanto, o grupo encabeçado por Filipe Lobo d’Ávila conseguiu 23,8% dos votos e 16 lugares no Conselho Nacional do partido.

Assunção Cristas, única candidata à liderança do partido, obteve 95,59% dos votos para a Comissão Política Nacional e subiu este domingo ao púlpito como nova presidente do CDS perante um Pavilhão Multiusos Gondomar em apoteose, após o presidente da Mesa do Congresso, Luís Queiró, ter anunciado os resultados das votações para os órgãos nacionais dos centristas.

Ao Conselho Nacional concorreram duas listas. O Diário de Notícias escreve que a lista encabeçada pelo porta-voz do CDS-PP Filipe Lobo d’Ávila, alternativa à apresentada por Assunção Cristas, obteve 288 votos – 23,8% – conquistando 16 assentos no órgão máximo do CDS entre congressos.

CDS-PP / Flickr

Filipe Lobo d'Àvila

Filipe Lobo d’Àvila

A lista de Assunção Cristas, que teve como primeiro nome António Lobo Xavier, conseguiu 942 votos (correspondentes a 75,48% e 54 lugares)

O deputado centrista considerou que o resultado traduz “um sinal de vitalidade do partido”. “Agradeço a todos os militantes que votaram e, em particular, aos 288 que votaram na nossa lista”, concluiu, citado pelo DN.

O jornal refere que o resultado da lista de Filipe Lobo d’Ávila – que inclui presidentes de distrais e concelhias do partido, o presidente da Câmara de Albergaria e deputados – foi bastante superior ao obtido pela corrente de oposição a Paulo Portas liderada por Filipe Anacoreta Correia há dois anos, no congresso centrista em Oliveira do Bairro (Aveiro).

O Movimento Alternativa e Responsabilidade registou, na altura, os votos de 170 congressistas – o equivalente a 16% da reunião magna e conquistou 12 lugares no Conselho Nacional.

A lista de Assunção Cristas conta com Nuno Melo no cargo de vice-presidente, assim como Cecília Meireles, o ex-secretário de Estado Adolfo Mesquita Nunes e Nuno Magalhães, líder parlamentar do partido. João Almeida será o porta-voz, e Pedro Morais Soares assume o papel de secretário-geral.

Propostas de reforma

A consagração de Assunção Cristas como a sétima líder do partido – e a primeira mulher nesse cargo – põe fim a um ciclo de 16 anos da mais longa presidência centrista, protagonizada por Paulo Portas.

No discurso de encerramento do Congresso do CDS-PP, Assunção Cristas abandonou o registo pessoal, que tinha marcado a sua intervenção principal no primeiro dia do congresso, em Gondomar, Porto, e avançou com algumas propostas para serem estudadas pelo partido, entre as quais uma reforma na Segurança Social, para a qual deixou um desafio ao PS para participar, e a revisão da regulação do sistema financeiro, incluindo a forma de nomeação do governador do Banco de Portugal.

De acordo com o Público, Assunção Cristas prometeu estudar ainda a forma de alargamento da ADSE a “todos os portugueses que queiram aderir”, deixando de ser exclusiva dos funcionários públicos.

Outra das prioridades é a “revisão” do regime laboral de direitos entre o setor público e privado, afirmando que “há dois países” quando uns trabalham 40 horas e outros 35. A nova líder propôs ainda que sejam identificados os obstáculos à criação e ao desenvolvimento das empresas.

As autárquicas, que tinham ficado de fora da sua moção, mereceram um destaque especial, com a nova líder a anunciar que irá propor aos órgãos do partido a renovação do apoio a Rui Moreira, caso este se recandidate à Câmara do Porto, e uma candidatura “forte e ambiciosa” à capital, na tradição de Nuno Krus Abecasis.

Depois de um recorde de coligações com o PSD em autarquias nas últimas eleições, Assunção Cristas não quer aplicar uma “receita única” para todos os concelhos nas eleições autárquicas de 2017, mas apenas dar uma orientação geral. As que “estão a correr bem”, como Aveiro e Cascais, serão para manter.

No discurso, Assunção Cristas escolheu referir-se, por várias vezes, à sua família, à sua condição de mãe e até à sua fé católica, assumindo, no entanto, abertura para outras vivências familiares diferentes da sua.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …