Associação de Pedrógão Grande vai lançar ação coletiva contra o Estado

António Cotrim / Lusa

A presidente da Associação de Apoio às Vítimas de Pedrógão Grande disse este sábado que a estratégia judicial já está montada, mas não avançou mais pormenores, no dia em que houve a eleição dos órgãos da associação.

“Relativamente às questões judiciais, permitam-me que não partilhe estratégias da associação. É uma coisa muito nossa e faz parte do segredo. A estratégia judicial já está montada, só posso avançar isso”, disse Nádia Piazza, no final de uma reunião que decorreu no auditório da Câmara de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

A recém-eleita presidente da direção sublinhou que, a partir desta eleição para os órgãos diretivos, a mesa da assembleia e o conselho fiscal estão a funcionar com plenos poderes.

A associação fez saber, recentemente, que pondera uma ação coletiva contra o Estado e pretende constituir-se como assistente no inquérito que investiga as causas e os culpados do fogo que começou naquele concelho, em junho. E adiantou que os esforços da associação serão sempre no sentido do apuramento de responsabilidades de culpados do incêndio.

“Vamos investir no apuramento de responsabilidades. Temos feito, até aqui, um trabalho junto das populações, nas questões de saúde e sociais. Para nós, o mais importante é o apuramento de responsabilidades, até para evitar futuras tragédias”, frisou.

Nádia Piazza sublinhou ainda, em relação às conclusões dos relatórios, que não esperam por grandes conclusões.

Os relatórios são todos parcelares. Estamos à espera que saiam todos, naturalmente, da Comissão Técnica Independente. Esse não vai ser o último. O último vai ser o da Polícia Judiciária, sendo certo que o da PJ tem um peso fulcral no âmbito do inquérito”, disse.

A responsável frisou, no entanto, que o relatório da PJ, que tem um peso fulcral, já foi anunciado para o final do ano.

Para a presidente da Associação de Apoio às Vítimas de Pedrógão Grande, os prazos são razoáveis, dada a complexidade de todo o processo: “Nós temos calma”, disse.

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …