Associação Académica de Coimbra decreta luto académico pela morte do presidente

(dr) Campeão das Províncias

Tomada de posse de Cesário Silva como Presidente da AAC. O estudante tinha 24 anos

A Associação Académica de Coimbra publicou este sábado uma nota de pesar pelo falecimento do Presidente da sua Direção-Geral, Cesário Silva, vítima de um acidente de viação neste sábado.

“É com enorme pesar e dor que a Associação Académica de Coimbra lamenta o falecimento do seu Presidente, Cesário Silva, no passado dia 12 de março de 2022”, lê-se na nota de pesar pela morte do presidente da Associação Académica de Coimbra, publicada na sua página de Facebook.

Cesário Silva morreu este sábado em consequência de um acidente de viação em Oliveira de Azeméis, disse à agência Lusa o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

A AAC e o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decretaram entretanto luto académico pela morte do presidente, nos dias 14, 15 e 16 deste mês, conforme nota publicada também nas redes sociais.

“Ímpar na sua camaradagem e na luta pelas causas estudantis, Cesário Silva é relembrado por todos como um excelente amigo e exemplo da causa associativista tendo estado ao serviço da nossa Academia até ao último momento”, lê-se na nota do Magnum Consilium Veteranorum, que envia condolências à família do estudante.

Cesário Silva, 24 anos, estudante de Engenharia Informática, morreu na sequência de um choque frontal entre duas viaturas ligeiras, ocorrido durante a tarde na estrada nacional 224, no concelho de Oliveira de Azeméis.

Fonte dos bombeiros de Oliveira de Azeméis disse à agência Lusa que o acidente causou dois feridos graves, transportados para o Hospital de Gaia, mas um deles, Cesário Silva, acabou por morrer.

Cesário Silva tinha tomado posse em dezembro como presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra.

Marcelo e Manuel Heitor lamentam morte

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou este domingo a “morte precoce” do presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Cesário Silva, vítima de um acidente de viação no sábado, considerando que “a sua partida entristece a comunidade académica e estudantil”.

Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, lê-se que Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte precoce de Cesário Silva“, presidente da direção-geral da AAC.

O Presidente da República apresenta na nota sentidas condolências à família e amigos e deixa uma palavra de conforto à comunidade estudantil da Associação Académica de Coimbra pela sua perda.

Também o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamentou “profundamente a morte precoce” do presidente da AAC.

“É com pesar que o ministro assiste à perda de um jovem representante do movimento associativo estudantil que pretendia promover a aproximação entre estudantes e estruturas da UC, fazendo com que a Universidade fosse ‘uma só casa’ como afirmou Cesário Silva”, afirmou, citado num comunicado divulgado hoje.

“Defensor da união entre os estudantes e das sinergias entre a UC e as organizações representativas da cidade de Coimbra, Cesário Silva deixa um sentimento de profunda consternação na comunidade académica de Coimbra e do país”, pode ler-se na mesma nota.

Em comunicado, também a Câmara Municipal de Coimbra lamentou “profundamente a morte prematura” do estudante, sublinhando que é uma “dolorosa perda” para a cidade.

Aluno na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Cesário Silva “esteve desde cedo ligado ao associativismo, tendo sido presidente do Núcleo de Estudantes de Informática e ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra”, referiu a câmara municipal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.