Mundial começou: 7 mil “adeptos fantasma” e BBC preferiu o futebol feminino

Noushad Thekkayil / EPA

Adeptos durante Qatar-Equador

67 mil num estádio de 60 mil. Quando a segunda parte do Qatar-Equador começou, metade do estádio já estava vazio. O outro lado do dia inaugural.

O Qatar-Equador abriu a ementa do Mundial 2022. O jogo inaugural foi disputado no Estádio Al Bayt.

O estádio em Al Khor tem capacidade para 60 mil pessoas. E ontem recebeu mais de…67 mil espectadores.

O número estranho foi anunciado pela própria FIFA: 67.372 pessoas, número oficial.

O jornalista Bruno Roseiro, que está no Qatar, disse na rádio Observador que só encontra uma justificação: “Depois do jogo, vi seguranças privados e polícias cá fora, provavelmente mais de 7 mil, todos à espera. Estariam a contabilizá-los como assistentes e eles nem entraram no estádio”.

A justificação provável é que houve milhares de pessoas que viram ao vivo a cerimónia de abertura e depois foram substituídas por outros milhares, que só viram o jogo.

Entre esses que viram o jogo, muitos só assistiram à primeira parte: “Depois do intervalo, se estavam 35 mil pessoas era muito. Bastaram 20 minutos para os locais verem o nível da sua selecção”.

“Do lado dos adeptos equatorianos, sentiu-se o que é um Mundial. A população local não está propriamente acostumada a estes eventos desportivos; o seu êxtase foi abanar a bandeirinha“, relatou Bruno.

Depois da cerimónia de abertura apareceu nas bancadas uma claque de 2 ou 3 mil pessoas contratadas para animar as bancadas. “E, mesmo assim, não resultou. O que se passou em campo não atraiu ninguém”, lamentou.

BBC e alemães ignoram

A cerimónia de abertura não foi transmitida em directo no Reino Unido. Pelo menos, através da BBC.

À hora do evento, a estação pública preferiu transmitir em directo um jogo da Premier League feminina, o dérbi de Londres entre Chelsea e Tottenham.

O Diário de Notícias acrescenta que também na Alemanha se ignora o Mundial, pelo menos parcialmente.

Há diversos bares em Colónia que não transmitem os jogos. Hoje mesmo, o jogo EUA-País de Gales vai ser “substituído” por um concurso de cultura geral, à mesma hora. Amanhã, durante o França-Austrália, haverá um debate sobre…o Qatar.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.