/

Encontrado um assentamento humano destruído por um cometa

No ano passado, uma série de estudos sugeriram que, há 12.800 anos, um grande cometa impactou na Terra. Depois de explodir na atmosfera, os seus fragmentos dispersaram-se e, até agora, uma dúzia de locais de impacto já foram encontrados em vários continentes. 

O cometa incendiou cerca de 10% da superfície do planeta e foi diretamente responsável por um drástico arrefecimento do clima, conhecido como Dryas Recente, que causou a extinção da megafauna do Pleistoceno em todo o mundo.

Agora, uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que um desses fragmentos caiu diretamente num assentamento humano no norte da Síria.

O local, que hoje está submerso após a construção da barragem de Taqba no rio Eufrates durante os anos 70, é um sítio arqueológico bem conhecido – Abu Hureya – que testemunhou o tempo em que os povos nómadas antigos se estabeleceram pela primeira vez e começaram a cultivar a terra. Um grande monte marca o local exato daquele assentamento histórico, hoje coberto pelas águas do lago Assad.

Antes da formação do lago artificial, os arqueólogos conseguiram extrair e descrever cuidadosamente uma grande quantidade de material, incluindo partes de casas, alimentos e ferramentas.

Entre os primeiros materiais de construção, os cientistas encontraram vidro derretido, algo que só se forma a temperaturas extraordinariamente altas, muito mais altas do que os humanos poderiam conseguir naquele momento e mais altas do que aquelas causadas por incêndio e erupções vulcânicas.

Com base nestes materiais, James Kennett, um dos autores do estudo, e os seus colegas argumentam que um dos fragmentos do cometa que mudou o mundo caiu em Abu Hureya.

A hipótese do impacto de fragmentos de cometa tem ganhado força nos últimos anos, após várias novas descobertas, incluindo uma jovem cratera de impacto sob um glaciar na Gronelândia ou a descoberta de vidro fundido no assentamento de Pilauco, no sul do Chile.

Porém, de acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Scientific Reports, Abu Hureya é o primeiro lugar no planeta em que os efeitos diretos de um impacto num assentamento humano podem ser documentados.

“Abu Hureya foi destruído abruptamente”, explicou Kennett, em comunicado. Ao contrário das evidências de Pilauco, Abu Hureya mostra sinais diretos de um desastre. Kennett ressalta que um impacto direto ou uma explosão no ar deve ter ocorrido suficientemente perto para cobrir todo o assentamento com vidro derretido.

Como os materiais coincidem com os encontrados nas camadas do Dryas Recente noutros lugares do mundo, a probabilidade de ser um cometa fragmentado aumenta significativamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.