Encontrada mais uma cratera gigante “escondida” debaixo do gelo da Gronelândia

A imensa cratera de impacto encontrada está situada a apenas 184 quilómetros de distância de uma cratera semelhante descoberta em novembro.

Um glaciologista da NASA descobriu a cratera sob o gelo na parte noroeste da Gronelândia, debaixo do glaciar Hiawatha. Ainda não há informações sobre como se formou, mas os cientistas acreditam que isso aconteceu há mais de 80 mil anos.

“Estudamos a Terra de muitos modos diferentes, a partir do solo, do ar e do espaço – é emocionante que descobertas como estas ainda sejam possíveis”, disse Joe MacGregor, glaciologista do Centro de Voos Espaciais Gooddard da NASA.

“Ajudar a identificar uma grande cratera de impacto sob o gelo já foi muito excitante, mas agora parece que pode haver duas“, acrescentou o investigador.

Segundo os dados obtidos, a cratera tem cerca de 36,5 quilómetros de largura, o que a torna a 22ª maior cratera de impacto do planeta.

Existe a possibilidade de que esta cratera seja uma caldeira vulcânica desmoronada, mas essas estruturas de colapso são geralmente acompanhadas por uma anomalia magnética, o que não é o caso da depressão descoberta, afirmam os cientistas.

​Se for realmente uma cratera de impacto, deverá ter-se formado há mais de 79 mil anos, porque esta é a idade estimada da camada de gelo, disseram os investigadores no estudo publicado na revista Geophysical Research Letters. A outra possibilidade improvável é que todo o gelo nesta área tenha derretido durante esse período.

Os cientistas estão atualmente a tentar determinar se a depressão se formou simultaneamente com a descoberta em novembro.

A cratera de impacto, que foi descoberta na Gronelândia por uma equipa internacional liderada por especialistas do Museu de História Natural da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, é uma das 25 maiores que se conhecem na Terra fruto do impacto de corpos celestes. Com 31 quilómetros de diâmetro, tem a mesma dimensão de Lisboa.

Segundo a Universidade de Copenhaga, foi a primeira vez que uma cratera é encontrada sob uma das camadas de gelo continentais da Terra.

É possível que as duas crateras se tenham formado quando um asteroide dividido atingiu o nosso planeta. No entanto, a idade do gelo no topo de ambas é diferente.

“As camadas de gelo acima desta segunda cratera são inequivocamente mais antigas do que aquelas acima de Hiawatha e a segunda cratera está quase duas vezes mais desgastada. Se os dois se formaram ao mesmo tempo, o gelo provavelmente mais espesso acima da segunda cratera teria equilibrado com a cratera muito mais rápido do que para o Hiawatha”, disse MacGregor.

Isto não exclui a possibilidade de que as duas novas crateras da Gronelândia tenham sido formadas num único evento, como o impacto de um asteróide binário separado”, disse William Bottke, cientista planetário no Southwest Research Institute.

De facto, dois pares de crateras não relacionadas mas geograficamente próximas já foram encontradas na Ucrânia e no Canadá, mas as idades das crateras eram diferentes.

“A existência de um terceiro par de crateras não relacionadas é modestamente surpreendente, mas não consideramos improvável”, disse MacGregor.

ZAP // Sputnik / SciNews

PARTILHAR

RESPONDER

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …