Encontrada mais uma cratera gigante “escondida” debaixo do gelo da Gronelândia

A imensa cratera de impacto encontrada está situada a apenas 184 quilómetros de distância de uma cratera semelhante descoberta em novembro.

Um glaciologista da NASA descobriu a cratera sob o gelo na parte noroeste da Gronelândia, debaixo do glaciar Hiawatha. Ainda não há informações sobre como se formou, mas os cientistas acreditam que isso aconteceu há mais de 80 mil anos.

“Estudamos a Terra de muitos modos diferentes, a partir do solo, do ar e do espaço – é emocionante que descobertas como estas ainda sejam possíveis”, disse Joe MacGregor, glaciologista do Centro de Voos Espaciais Gooddard da NASA.

“Ajudar a identificar uma grande cratera de impacto sob o gelo já foi muito excitante, mas agora parece que pode haver duas“, acrescentou o investigador.

Segundo os dados obtidos, a cratera tem cerca de 36,5 quilómetros de largura, o que a torna a 22ª maior cratera de impacto do planeta.

Existe a possibilidade de que esta cratera seja uma caldeira vulcânica desmoronada, mas essas estruturas de colapso são geralmente acompanhadas por uma anomalia magnética, o que não é o caso da depressão descoberta, afirmam os cientistas.

​Se for realmente uma cratera de impacto, deverá ter-se formado há mais de 79 mil anos, porque esta é a idade estimada da camada de gelo, disseram os investigadores no estudo publicado na revista Geophysical Research Letters. A outra possibilidade improvável é que todo o gelo nesta área tenha derretido durante esse período.

Os cientistas estão atualmente a tentar determinar se a depressão se formou simultaneamente com a descoberta em novembro.

A cratera de impacto, que foi descoberta na Gronelândia por uma equipa internacional liderada por especialistas do Museu de História Natural da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, é uma das 25 maiores que se conhecem na Terra fruto do impacto de corpos celestes. Com 31 quilómetros de diâmetro, tem a mesma dimensão de Lisboa.

Segundo a Universidade de Copenhaga, foi a primeira vez que uma cratera é encontrada sob uma das camadas de gelo continentais da Terra.

É possível que as duas crateras se tenham formado quando um asteroide dividido atingiu o nosso planeta. No entanto, a idade do gelo no topo de ambas é diferente.

“As camadas de gelo acima desta segunda cratera são inequivocamente mais antigas do que aquelas acima de Hiawatha e a segunda cratera está quase duas vezes mais desgastada. Se os dois se formaram ao mesmo tempo, o gelo provavelmente mais espesso acima da segunda cratera teria equilibrado com a cratera muito mais rápido do que para o Hiawatha”, disse MacGregor.

Isto não exclui a possibilidade de que as duas novas crateras da Gronelândia tenham sido formadas num único evento, como o impacto de um asteróide binário separado”, disse William Bottke, cientista planetário no Southwest Research Institute.

De facto, dois pares de crateras não relacionadas mas geograficamente próximas já foram encontradas na Ucrânia e no Canadá, mas as idades das crateras eram diferentes.

“A existência de um terceiro par de crateras não relacionadas é modestamente surpreendente, mas não consideramos improvável”, disse MacGregor.

ZAP // Sputnik / SciNews

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …