Descoberta a pegada mais antiga da América. Tem mais de 15 mil anos

Cientistas da Universidade Austral do Chile (UACh) identificaram aquela que será até ao momento a pegada humana mais antiga da América.

Calcula-se que a sua idade seja de 15.600 anos e isso representa a evidência de uma presença humana muito antiga na América do Sul e no continente em geral, de acordo com a investigação publicada na quarta-feira na revista cientifica PLOS ONE. A forma foi feita mil antes da anterior mais antiga evidência de humanos na América do Sul.

A estrutura sedimentar corresponde a uma pegada fossilizada que foi descoberta em 2010 no sitio arqueológico de Pilauco, na província chilena de Osorno. Desde então, foi submetida a meticulosos estudos para descartar a sua pertença a um animal pré-histórico e, finalmente, foi descrita como correspondente a um icnogénero da espécie Hominipes modernus, relacionada com o género Homo sapiens, que inclui o ser humano moderno.

“Estamos perante uma evidência da presença humana com 15.600 anos, o que nos indica que em Pilauco estiveram os humanos mais antigos de toda América”, afirmou em entrevista Karen Moreno, académica da UACh e autora principal do estudo. A descoberta fornece mais evidências de que as pessoas chegaram às Américas muito antes do fim da Idade do Gelo.

A pegada tem 23 centímetros de comprimento, equivalente a um pé direito do tamanho 43 atual, e é possível que pertencesse a um homem adulto de 70 quilogramas que andava descalço, segundo se concluiu após se avaliarem as condições ambientais nas quais foi criada. “Concluímos que a pegada foi produzida por um humano que caminhava sobre um substrato mole, como argila ou turfa, impregnado com água”.

Nas camadas do solo, analisado a uma profundidade de três metros, foram encontrados artefactos de pedra que indicam uma evidência adicional e reforçam a ideia de um povoamento muito antigo da América do Sul. O sítio arqueológico contém os restos de mastodontes e cavalos, animais que terão sido caçados.

Impressões similares foram encontradas no México e datadas com pelo menos 40 mil anos. No entanto, estes são muito mais antigos do que outras evidências da presença humana nas Américas, mas são controversos. Sinais de presença humana datados de 16 a 20 mil anos foram encontrados no Texas.

O timing encaixa bem com a abertura de uma rota costeira para as Américas.

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …