/

Descoberta a pegada mais antiga da América. Tem mais de 15 mil anos

Cientistas da Universidade Austral do Chile (UACh) identificaram aquela que será até ao momento a pegada humana mais antiga da América.

Calcula-se que a sua idade seja de 15.600 anos e isso representa a evidência de uma presença humana muito antiga na América do Sul e no continente em geral, de acordo com a investigação publicada na quarta-feira na revista cientifica PLOS ONE. A forma foi feita mil antes da anterior mais antiga evidência de humanos na América do Sul.

A estrutura sedimentar corresponde a uma pegada fossilizada que foi descoberta em 2010 no sitio arqueológico de Pilauco, na província chilena de Osorno. Desde então, foi submetida a meticulosos estudos para descartar a sua pertença a um animal pré-histórico e, finalmente, foi descrita como correspondente a um icnogénero da espécie Hominipes modernus, relacionada com o género Homo sapiens, que inclui o ser humano moderno.

“Estamos perante uma evidência da presença humana com 15.600 anos, o que nos indica que em Pilauco estiveram os humanos mais antigos de toda América”, afirmou em entrevista Karen Moreno, académica da UACh e autora principal do estudo. A descoberta fornece mais evidências de que as pessoas chegaram às Américas muito antes do fim da Idade do Gelo.

A pegada tem 23 centímetros de comprimento, equivalente a um pé direito do tamanho 43 atual, e é possível que pertencesse a um homem adulto de 70 quilogramas que andava descalço, segundo se concluiu após se avaliarem as condições ambientais nas quais foi criada. “Concluímos que a pegada foi produzida por um humano que caminhava sobre um substrato mole, como argila ou turfa, impregnado com água”.

Nas camadas do solo, analisado a uma profundidade de três metros, foram encontrados artefactos de pedra que indicam uma evidência adicional e reforçam a ideia de um povoamento muito antigo da América do Sul. O sítio arqueológico contém os restos de mastodontes e cavalos, animais que terão sido caçados.

Impressões similares foram encontradas no México e datadas com pelo menos 40 mil anos. No entanto, estes são muito mais antigos do que outras evidências da presença humana nas Américas, mas são controversos. Sinais de presença humana datados de 16 a 20 mil anos foram encontrados no Texas.

O timing encaixa bem com a abertura de uma rota costeira para as Américas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.