A longa e estranha investigação dos “Assassinos do Apocalipse” pode resultar em pena de morte

(h) Polícia de Kauai

Lori Vallow (esq) e Chad Daybell (dir)

“Chegou o apocalipse”. O desaparecimento e morte de três pessoas são os elementos de uma longa e estranha investigação criminal que tem como protagonistas o casal Lori Vallow e Chad Daybell.

O casal americano Lori Vallow e Chad Daybell enfrenta acusações pelo homicídio dos filhos de Lori, de casamentos anteriores. Joshua “JJ” Vallow tinha sete anos e Tylee Ryan  17. Segundo a BBC, os corpos dos filhos de Lori foram encontrados no ano passado, em casa de Chad.

Tylle era filha de Lori com o seu terceiro marido, e no quarto casamento, adotou Joshua.

A comunicação social deu grande destaque ao caso devido às fortes crenças em relação ao apocalipse. Chad é autor de vários romances apocalípticos, vagamente baseados nos ensinamentos religiosos “mórmons”, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O autor também foi acusado de assassinar a sua ex-mulher, Tammy Daybell, que faleceu de forma repentina, apenas semanas antes de Daybell se casar com Lori Vallow. Acredita-se que o casal se tenha conhecido num culto que se preparava para o suposto fim do mundo.

Ambos foram presos no ano passado e indiciados por esconderem provas. Na semana passada foram anunciadas as primeiras acusações formais de homicídio contra o casal.

Além de serem acusados de homicídio, Chad e Lori também enfrentam acusações de conspiração, roubo e fraude de seguros.

“Temos motivos para acreditar que o casal, deliberada e conscientemente, conspirou para cometer o assassinato de três pessoas inocentes”, diz Lindsey Blake, procuradora pública do condado de Fremont.

Quais são as acusações?

Quase um ano após a descoberta dos corpos de Joshua e de Tylee, numa propriedade que pertencia a Chad Daybell, no Idaho, a justiça anunciou as novas acusações contra o casal.

O corpo de Tylee foi desmembrado e queimado, e o de Joshua foi embrulhado em plástico e fita adesiva, de acordo com a investigação.

Os advogados do Estado afirmam que os dois menores foram vistos pela última vez em datas diferentes, durante o mês de setembro de 2019. Os avós dos jovens denunciaram o seu desaparecimento em novembro, altura em que a polícia descobriu que estes não eram vistos há semanas.

As autoridades declararam anteriormente que Lori Vallow teria respondido falsamente às perguntas dos investigadores e mentido abertamente sobre o paradeiro dos seus filhos, antes de, supostamente, fugir do Estado.

Lori Vallow, ou Daybell, foi presa no Havai em fevereiro de 2020, por negligência com crianças e desacato, visto que tinha até janeiro para entregar os filhos às autoridades. Já Chad foi preso no Idaho, depois de os corpos dos menores terem sido encontrados numa das suas propriedades.

Ao anunciar as acusações, os investigadores afirmaram que a polícia passou “milhares de horas à procura da verdade sobre as vítimas inocentes” e culparam a pandemia pelo atraso nas acusações.

Caso Vallow e Daybell sejam condenados, poderão enfrentar a prisão perpétua ou até mesmo pena de morte. Os advogados do Estado têm 60 dias para decidir se vão condenar o casal à pena de morte.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …