“Assassino do Twitter” assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

(h) Masato Yamashita / JIJI Press

Takahiro Shiraishi durante o julgamento

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede social Twitter.

O homem de 29 anos admitiu ao Tribunal que entrou em contacto com as mulheres através do Twitter depois destas expressarem, nas redes sociais, pensamentos suicidas. Após encontrar-se com as vítimas, Takahiro Shiraishi levou-as para o seu apartamento em Zama – a cerca de 40 km a sudoeste de Tóquio – onde as agrediu sexualmente, e depois as roubou e matou.

Os crimes levaram as autoridades japonesas a reprimir sites nos quais muitas pessoas partilham a vontade de cometer suicídio. Perante o sucedido, o Twitter também introduziu novas regras contra a promoção de suicídio e auto mutilação.

A vítima do sexo masculino era namorado de uma das mulheres, e dirigiu-se ao apartamento de Shiraishi para obter informações sobre o seu paradeiro, acabando também por ser morto, revela o The Guardian.

Os advogados de Takahiro Shiraishi argumentam que as acusações de assassinato deveriam ser reduzidas porque as vítimas, que tinham idades entre 15 e 27 anos, mostraram vontade de morrer.

Caso seja condenado, o jovem japonês corre o risco de ser executado. No Japão, os autores de assassinatos múltiplos, ou de violações, são geralmente condenados à pena de morte – que acontece por enforcamento.

Shiraishi foi preso em outubro de 2017, quando o irmão de uma das vítimas encontrou mensagens suspeitas na sua conta do Twitter. O rapaz usou uma amiga como isco, pedindo-lhe que entrasse em contacto com Shiraishi marcando um encontro, sendo assim mais fácil ajudar a polícia a localizar o assassino.

A polícia fez várias buscas no apartamento de Shiraishi, e encontrou o corpo da jovem desaparecida no frigorífico, bem como partes de corpos de todas as nove vítimas em caixas térmicas, e outros recipientes de armazenamento.

O assassino acabou por assumir à polícia que matou as nove vítimas e que “esquartejou os corpos para esconder as provas”, revela a emissora pública NHK.

Shiraishi mudou-se de Tóquio para uma cidade mais pequena com o objetivo de recrutar mulheres para trabalhar na indústria do sexo em Kabukichō.

De acordo com as autoridades, o japonês criou uma conta no Twitter em março de 2017  “para entrar em contacto com mulheres que pensavam em suicídio, e que ele via como alvos fáceis”.

O julgamento de Shiraishi está marcado para 15 de dezembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …