Assaltantes “limparam” histórico café A Brasileira no Porto

O edifício de “A Brasileira”, no Porto, “foi assaltado nos últimos dias”, tendo sido levadas “importantes e valiosas peças de arte” que constituíam “os principais elementos decorativos das salas principais”, disse hoje à Lusa fonte ligada ao proprietário do imóvel.

Em comunicado, Pedro Oliveira, da OPPA – Investimentos Imobiliários, referiu que o empresário e ex-seleccionador nacional de futebol António Oliveira, actual proprietário do edifício, lamenta o sucedido, apelando às autoridades policiais, e ao público em geral, que “colaborem na identificação dos ladrões”, e “na recuperação das peças de arte furtadas, a maioria das quais são de valor incalculável pelo seu significado histórico e artístico”.

Tudo o que era valioso foi levado pelos ladrões: caixilhos e revestimentos em cobre, puxadores das portas, espelhos de alabastro, candeeiros originais e rodapés foram arrancados da sala principal, deixando as paredes praticamente despidas”, esclarece Pedro Oliveira.

Na sala do antigo “Caffé di Roma”, no gaveto da Rua Sá da Bandeira e a zona pedonal, “os ladrões destruíram peças fundamentais na decoração daquele mítico espaço, levando consigo tudo o que poderia ser vendido, mas, sobretudo, peças de cobre trabalhado”, afirma.

“Não satisfeitos com as pesadas peças de cobre, algumas das quais pesariam centenas de quilos, e que por isso tiveram, certamente, de serem retalhadas no local, os ladrões dirigiram-se à sala do “snack bar”, correspondente ao gaveto frontal ao Teatro Sá da Bandeira, e levaram também a grade de protecção e o corrimão de toda a escadaria que dá acesso à cave do edifício”, acrescenta.

Segundo o empresário, “trata-se de uma peça de arte de grandes dimensões, construída em ferro trabalhado, cobre e madeiras preciosas, que obrigou os ladrões a uma difícil tarefa de corte dos suportes cravados no betão”.

Segundo análise ao local, “ficou claro que os ladrões utilizaram o prédio contíguo ao edifício”, que foi parcialmente destruído por um incêndio em 2014, para aceder aos espaços nobres, onde desenvolveram a sua tarefa destruidora”.

Pedro Oliveira considera ainda que “pela dificuldade em concretizar um roubo destas dimensões, os assaltantes deverão ter ‘trabalhado’ durante longas horas, ou mesmo dias, provocando barulhos consideráveis, que seguramente teriam de ser ouvidos nos prédios contíguos, já que o edifício se encontrava fechado, mantendo intactas as portas do exterior”.

De igual modo “o transporte das peças só poderia ter sido feito em viaturas de média dimensão, e muito provavelmente de caixa aberta. Os ladrões deverão ter actuado como se de obras de transformação interna do edifício se tratasse, pois ninguém deu qualquer sinal de alarme sobre este tipo de manobras”, acrescenta.

Recorde-se que está em curso o processo de recuperação do edifício de “A Brasileira”, que vai ser transformado num hotel de cinco estrelas superior. O projecto de arquitectura, já aprovado pelas entidades administrativas municipais e nacionais, encontra-se em fase de concretização das especialidades técnicas, estando previsto o arranque das obras após o próximo verão.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …