Assaltantes “limparam” histórico café A Brasileira no Porto

O edifício de “A Brasileira”, no Porto, “foi assaltado nos últimos dias”, tendo sido levadas “importantes e valiosas peças de arte” que constituíam “os principais elementos decorativos das salas principais”, disse hoje à Lusa fonte ligada ao proprietário do imóvel.

Em comunicado, Pedro Oliveira, da OPPA – Investimentos Imobiliários, referiu que o empresário e ex-seleccionador nacional de futebol António Oliveira, actual proprietário do edifício, lamenta o sucedido, apelando às autoridades policiais, e ao público em geral, que “colaborem na identificação dos ladrões”, e “na recuperação das peças de arte furtadas, a maioria das quais são de valor incalculável pelo seu significado histórico e artístico”.

Tudo o que era valioso foi levado pelos ladrões: caixilhos e revestimentos em cobre, puxadores das portas, espelhos de alabastro, candeeiros originais e rodapés foram arrancados da sala principal, deixando as paredes praticamente despidas”, esclarece Pedro Oliveira.

Na sala do antigo “Caffé di Roma”, no gaveto da Rua Sá da Bandeira e a zona pedonal, “os ladrões destruíram peças fundamentais na decoração daquele mítico espaço, levando consigo tudo o que poderia ser vendido, mas, sobretudo, peças de cobre trabalhado”, afirma.

“Não satisfeitos com as pesadas peças de cobre, algumas das quais pesariam centenas de quilos, e que por isso tiveram, certamente, de serem retalhadas no local, os ladrões dirigiram-se à sala do “snack bar”, correspondente ao gaveto frontal ao Teatro Sá da Bandeira, e levaram também a grade de protecção e o corrimão de toda a escadaria que dá acesso à cave do edifício”, acrescenta.

Segundo o empresário, “trata-se de uma peça de arte de grandes dimensões, construída em ferro trabalhado, cobre e madeiras preciosas, que obrigou os ladrões a uma difícil tarefa de corte dos suportes cravados no betão”.

Segundo análise ao local, “ficou claro que os ladrões utilizaram o prédio contíguo ao edifício”, que foi parcialmente destruído por um incêndio em 2014, para aceder aos espaços nobres, onde desenvolveram a sua tarefa destruidora”.

Pedro Oliveira considera ainda que “pela dificuldade em concretizar um roubo destas dimensões, os assaltantes deverão ter ‘trabalhado’ durante longas horas, ou mesmo dias, provocando barulhos consideráveis, que seguramente teriam de ser ouvidos nos prédios contíguos, já que o edifício se encontrava fechado, mantendo intactas as portas do exterior”.

De igual modo “o transporte das peças só poderia ter sido feito em viaturas de média dimensão, e muito provavelmente de caixa aberta. Os ladrões deverão ter actuado como se de obras de transformação interna do edifício se tratasse, pois ninguém deu qualquer sinal de alarme sobre este tipo de manobras”, acrescenta.

Recorde-se que está em curso o processo de recuperação do edifício de “A Brasileira”, que vai ser transformado num hotel de cinco estrelas superior. O projecto de arquitectura, já aprovado pelas entidades administrativas municipais e nacionais, encontra-se em fase de concretização das especialidades técnicas, estando previsto o arranque das obras após o próximo verão.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …