Asas de borboleta artificiais batem alimentadas pelo Sol

Uma equipa de cientistas criou asas de borboleta artificias inteiramente alimentadas pelo Sol. Estas pequenas asas, que podem bater ainda mais rápido do que as originais, podem ser usadas em robôs ou em dispositivos de recolha de energia solar.

Segundo a mitologia grega, as asas de cera de Ícaro derreteram quando ousou voar muito perto do Sol. Agora, uma equipa de investigadores chineses construiu asas artificiais que, não só não derretem, como são alimentadas pelo Sol.

Atuadores acionados por luz – dispositivos que convertem a luz diretamente em trabalho mecânico – têm atraído a atenção de muitos cientistas, uma vez que, além de não possuírem fios, são muito fáceis de controlar. No entanto, este tipo de dispositivos exigem uma fonte de luz de alta intensidade e alternada (ou seja, que possa ser ligada e desligada), o que exige um hardware adicional.

A equipa de cientistas das universidades de Changzou e Jiangsu, ambas na China, tinha como principal objetivo eliminar a necessidade do hardware adicional para acionar um filme flexível capaz de converter a luz solar natural num movimento de bater de asas.

Para desenvolver este dispositivo, batizado de “bio-asa flexível de borboleta“, os cientistas criaram um protótipo que consiste numa fina folha de polímero revestida com um filme metálico nanocristalino.

Segundo o portal Science Daily, quando uma das extremidades da bio-asa fica fixa e a luz solar a ilumina, a temperatura da tira aumenta e a extremidade livre enrola-se devido à grande diferença na taxa de expansão térmica entre as camadas de metal e de polímero.

Esta primeira onda do movimento faz com que a parte curva da bio-asa lance uma sombra sobre a camada metálica, fazendo com que a temperatura caia e a tira se desdobre. A asa bate graças a estes ciclos contínuos de flexão e desdobramento, que podem até exceder a frequência das asas das borboletas reais, dependendo da intensidade da iluminação.

No futuro, estas pequenas asas – que podem bater ainda mais rápido do que as das borboletas – podem ser usadas em robôs ou dispositivos de recolha de energia solar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concerteza bons usos irão dar a essas asas, que não voarão sozinhas…
    O que poderão transportar e pra onde?
    Pergunta :
    – Isso funcionará como prótese pra borboleta, ou tem outos fins menos bons, cobertor pela beleza camufladora da evolução cientfica e tecnológica!!

RESPONDER

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …

Londres e Paris assinam acordo de segurança marítima para o Canal da Mancha

Os governos britânico e francês assinaram esta segunda-feira um tratado de cooperação em segurança marítima em caso de ameaças, como ataques a navios que operam no Canal da Mancha. O Governo do Reino Unido explicou, em …

Estudantes ingleses deverão estar vacinados contra a covid-19 para assistir a aulas nas universidades

Governo britânico estará a considerar a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 nas salas de aula, auditórios e residências das universidades, não estando previstas na medida alternativas como um teste negativo …

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …