Asas de borboleta artificiais batem alimentadas pelo Sol

Uma equipa de cientistas criou asas de borboleta artificias inteiramente alimentadas pelo Sol. Estas pequenas asas, que podem bater ainda mais rápido do que as originais, podem ser usadas em robôs ou em dispositivos de recolha de energia solar.

Segundo a mitologia grega, as asas de cera de Ícaro derreteram quando ousou voar muito perto do Sol. Agora, uma equipa de investigadores chineses construiu asas artificiais que, não só não derretem, como são alimentadas pelo Sol.

Atuadores acionados por luz – dispositivos que convertem a luz diretamente em trabalho mecânico – têm atraído a atenção de muitos cientistas, uma vez que, além de não possuírem fios, são muito fáceis de controlar. No entanto, este tipo de dispositivos exigem uma fonte de luz de alta intensidade e alternada (ou seja, que possa ser ligada e desligada), o que exige um hardware adicional.

A equipa de cientistas das universidades de Changzou e Jiangsu, ambas na China, tinha como principal objetivo eliminar a necessidade do hardware adicional para acionar um filme flexível capaz de converter a luz solar natural num movimento de bater de asas.

Para desenvolver este dispositivo, batizado de “bio-asa flexível de borboleta“, os cientistas criaram um protótipo que consiste numa fina folha de polímero revestida com um filme metálico nanocristalino.

Segundo o portal Science Daily, quando uma das extremidades da bio-asa fica fixa e a luz solar a ilumina, a temperatura da tira aumenta e a extremidade livre enrola-se devido à grande diferença na taxa de expansão térmica entre as camadas de metal e de polímero.

Esta primeira onda do movimento faz com que a parte curva da bio-asa lance uma sombra sobre a camada metálica, fazendo com que a temperatura caia e a tira se desdobre. A asa bate graças a estes ciclos contínuos de flexão e desdobramento, que podem até exceder a frequência das asas das borboletas reais, dependendo da intensidade da iluminação.

No futuro, estas pequenas asas – que podem bater ainda mais rápido do que as das borboletas – podem ser usadas em robôs ou dispositivos de recolha de energia solar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concerteza bons usos irão dar a essas asas, que não voarão sozinhas…
    O que poderão transportar e pra onde?
    Pergunta :
    – Isso funcionará como prótese pra borboleta, ou tem outos fins menos bons, cobertor pela beleza camufladora da evolução cientfica e tecnológica!!

RESPONDER

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …

Valentina poderia ter sobrevivido se socorrida, afirma médico legista

O médico responsável pela autópsia de Valentina, a criança de nove anos que morreu após graves agressões, admitiu hoje ao Tribunal de Leiria que a menina poderia ter sobrevivido, "com sequelas", se tivesse sido socorrida. A …

Marcelo admite confinamentos locais, fala em "reta final" e aponta à "recuperação social"

O Presidente da República afirmou esperar que o estado de emergência esteja a caminhar para o fim, sem dar como certo que esta seja a sua última renovação, e admitiu confinamentos locais para conter a …

Caso Marquês: Distribuição do processo investigado. Recursos só chegam ao Tribunal da Relação em 2022

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) vai averiguar se há novos elementos que justifiquem uma alteração do seu entendimento de que não houve irregularidades na distribuição, na fase de investigação da Operação Marquês, ao juiz …

Estado condenado a pagar oito mil euros por demorar 24 anos a atribuir pensão de alimentos

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa condenou o Estado a pagar 8.500 euros a uma mãe, que esteve 24 anos à espera de uma pensão de alimentos para as duas filhas, hoje com 37 …

Centenas de pessoas ficaram à espera de vacinação na Maia devido a erro informático

A situação ocorreu no Centro de Vacinação Covid Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia. A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse esta quarta-feira que …

Juiz anti-confinamento junta apoiantes e é acusado de desrespeitar a GNR

O juiz Rui Fonseca e Castro, fundador do grupo “Juristas Pela Verdade” e da associação “Habeas Corpus”, organizou uma manifestação em Palmela, mas está a ser acusado de não cumprir as regras. Três dias depois de …

Morreu Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960

O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna. O artista, que …

Mosteiro dos Jerónimos está a ser lavado com álcool

O claustro do Mosteiro dos Jerónimos está a ser alvo de recuperação, com recurso a álcool a 70 graus, o mesmo que se usa para desinfectar as mãos contra a covid-19. Mas não tem nada …

Primeiras doses da vacina da Johnson & Johnson já chegaram a Portugal

Mesmo com o atraso na entrega das vacinas anunciado pela Johnson & Johnson na terça-feira, cerca de 31.200 doses deste fármaco chegaram a Portugal esta quarta-feira. O calendário de entregas apontava para a chegada da primeira …