/

Asas de borboleta artificiais batem alimentadas pelo Sol

1

Uma equipa de cientistas criou asas de borboleta artificias inteiramente alimentadas pelo Sol. Estas pequenas asas, que podem bater ainda mais rápido do que as originais, podem ser usadas em robôs ou em dispositivos de recolha de energia solar.

Segundo a mitologia grega, as asas de cera de Ícaro derreteram quando ousou voar muito perto do Sol. Agora, uma equipa de investigadores chineses construiu asas artificiais que, não só não derretem, como são alimentadas pelo Sol.

Atuadores acionados por luz – dispositivos que convertem a luz diretamente em trabalho mecânico – têm atraído a atenção de muitos cientistas, uma vez que, além de não possuírem fios, são muito fáceis de controlar. No entanto, este tipo de dispositivos exigem uma fonte de luz de alta intensidade e alternada (ou seja, que possa ser ligada e desligada), o que exige um hardware adicional.

A equipa de cientistas das universidades de Changzou e Jiangsu, ambas na China, tinha como principal objetivo eliminar a necessidade do hardware adicional para acionar um filme flexível capaz de converter a luz solar natural num movimento de bater de asas.

Para desenvolver este dispositivo, batizado de “bio-asa flexível de borboleta“, os cientistas criaram um protótipo que consiste numa fina folha de polímero revestida com um filme metálico nanocristalino.

Segundo o portal Science Daily, quando uma das extremidades da bio-asa fica fixa e a luz solar a ilumina, a temperatura da tira aumenta e a extremidade livre enrola-se devido à grande diferença na taxa de expansão térmica entre as camadas de metal e de polímero.

Esta primeira onda do movimento faz com que a parte curva da bio-asa lance uma sombra sobre a camada metálica, fazendo com que a temperatura caia e a tira se desdobre. A asa bate graças a estes ciclos contínuos de flexão e desdobramento, que podem até exceder a frequência das asas das borboletas reais, dependendo da intensidade da iluminação.

No futuro, estas pequenas asas – que podem bater ainda mais rápido do que as das borboletas – podem ser usadas em robôs ou dispositivos de recolha de energia solar.

ZAP //

1 Comment

  1. Concerteza bons usos irão dar a essas asas, que não voarão sozinhas…
    O que poderão transportar e pra onde?
    Pergunta :
    – Isso funcionará como prótese pra borboleta, ou tem outos fins menos bons, cobertor pela beleza camufladora da evolução cientfica e tecnológica!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.