Asas de borboleta artificiais batem alimentadas pelo Sol

Uma equipa de cientistas criou asas de borboleta artificias inteiramente alimentadas pelo Sol. Estas pequenas asas, que podem bater ainda mais rápido do que as originais, podem ser usadas em robôs ou em dispositivos de recolha de energia solar.

Segundo a mitologia grega, as asas de cera de Ícaro derreteram quando ousou voar muito perto do Sol. Agora, uma equipa de investigadores chineses construiu asas artificiais que, não só não derretem, como são alimentadas pelo Sol.

Atuadores acionados por luz – dispositivos que convertem a luz diretamente em trabalho mecânico – têm atraído a atenção de muitos cientistas, uma vez que, além de não possuírem fios, são muito fáceis de controlar. No entanto, este tipo de dispositivos exigem uma fonte de luz de alta intensidade e alternada (ou seja, que possa ser ligada e desligada), o que exige um hardware adicional.

A equipa de cientistas das universidades de Changzou e Jiangsu, ambas na China, tinha como principal objetivo eliminar a necessidade do hardware adicional para acionar um filme flexível capaz de converter a luz solar natural num movimento de bater de asas.

Para desenvolver este dispositivo, batizado de “bio-asa flexível de borboleta“, os cientistas criaram um protótipo que consiste numa fina folha de polímero revestida com um filme metálico nanocristalino.

Segundo o portal Science Daily, quando uma das extremidades da bio-asa fica fixa e a luz solar a ilumina, a temperatura da tira aumenta e a extremidade livre enrola-se devido à grande diferença na taxa de expansão térmica entre as camadas de metal e de polímero.

Esta primeira onda do movimento faz com que a parte curva da bio-asa lance uma sombra sobre a camada metálica, fazendo com que a temperatura caia e a tira se desdobre. A asa bate graças a estes ciclos contínuos de flexão e desdobramento, que podem até exceder a frequência das asas das borboletas reais, dependendo da intensidade da iluminação.

No futuro, estas pequenas asas – que podem bater ainda mais rápido do que as das borboletas – podem ser usadas em robôs ou dispositivos de recolha de energia solar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concerteza bons usos irão dar a essas asas, que não voarão sozinhas…
    O que poderão transportar e pra onde?
    Pergunta :
    – Isso funcionará como prótese pra borboleta, ou tem outos fins menos bons, cobertor pela beleza camufladora da evolução cientfica e tecnológica!!

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …