Asas de borboleta artificiais batem alimentadas pelo Sol

Uma equipa de cientistas criou asas de borboleta artificias inteiramente alimentadas pelo Sol. Estas pequenas asas, que podem bater ainda mais rápido do que as originais, podem ser usadas em robôs ou em dispositivos de recolha de energia solar.

Segundo a mitologia grega, as asas de cera de Ícaro derreteram quando ousou voar muito perto do Sol. Agora, uma equipa de investigadores chineses construiu asas artificiais que, não só não derretem, como são alimentadas pelo Sol.

Atuadores acionados por luz – dispositivos que convertem a luz diretamente em trabalho mecânico – têm atraído a atenção de muitos cientistas, uma vez que, além de não possuírem fios, são muito fáceis de controlar. No entanto, este tipo de dispositivos exigem uma fonte de luz de alta intensidade e alternada (ou seja, que possa ser ligada e desligada), o que exige um hardware adicional.

A equipa de cientistas das universidades de Changzou e Jiangsu, ambas na China, tinha como principal objetivo eliminar a necessidade do hardware adicional para acionar um filme flexível capaz de converter a luz solar natural num movimento de bater de asas.

Para desenvolver este dispositivo, batizado de “bio-asa flexível de borboleta“, os cientistas criaram um protótipo que consiste numa fina folha de polímero revestida com um filme metálico nanocristalino.

Segundo o portal Science Daily, quando uma das extremidades da bio-asa fica fixa e a luz solar a ilumina, a temperatura da tira aumenta e a extremidade livre enrola-se devido à grande diferença na taxa de expansão térmica entre as camadas de metal e de polímero.

Esta primeira onda do movimento faz com que a parte curva da bio-asa lance uma sombra sobre a camada metálica, fazendo com que a temperatura caia e a tira se desdobre. A asa bate graças a estes ciclos contínuos de flexão e desdobramento, que podem até exceder a frequência das asas das borboletas reais, dependendo da intensidade da iluminação.

No futuro, estas pequenas asas – que podem bater ainda mais rápido do que as das borboletas – podem ser usadas em robôs ou dispositivos de recolha de energia solar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Concerteza bons usos irão dar a essas asas, que não voarão sozinhas…
    O que poderão transportar e pra onde?
    Pergunta :
    – Isso funcionará como prótese pra borboleta, ou tem outos fins menos bons, cobertor pela beleza camufladora da evolução cientfica e tecnológica!!

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …