ASAE apreende 187 mil artigos contrafeitos no valor de cinco milhões de euros

Mário Cruz / Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 187 mil artigos contrafeitos, num valor aproximado de cinco milhões de euros, nos concelhos de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão.

Numa nota enviada às redações, citada pela TSF, a ASAE detalha que a megaoperação, batizada de “Resiliência”, teve lugar nos concelhos de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão, na sequência de uma investigação “em dois armazéns, após vigilância durante uma semana, pela suspeita de crime de venda de artigos contrafeitos“.

“Como resultado da ação, foi instaurado um processo-crime por venda, circulação e ocultação de artigos contrafeitos num valor total da apreensão que ascendeu a cerca de 4,7 milhões de euros. Para transporte da mercadoria apreendida num total de 187 mil artigos variados (têxteis, perfumes, marroquinaria, sapatilhas) para os armazéns da ASAE, tiveram de ser utilizados sete camiões TIR”, lê-se na mesma nota, que acrescenta que foram ainda apreendidos “408 euros em numerário e três telemóveis”.

Segundo o Jornal de Notícias, entre os artigos apreendidos encontram-se centenas de milhares de sapatilhas falsificadas das marcas Nike e Adidas, perfumes e roupa desportiva alusiva ao FC Porto, Sporting e Benfica.

De acordo com a rádio, uma pessoa foi detida e “entregue ao SEF por se encontrar indocumentada em território nacional, tendo-lhe sido posteriormente aplicada pela Autoridade Judiciária a medida de coação de apresentações semanais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canibalismo entre ursos polares está a aumentar (e parte da culpa é nossa)

A falta de alimento, o degelo e o aumento da presença humana são alguns fatores que estão a fazer disparar os casos de canibalismo entre ursos polares no Ártico. Ilya Mordvintsev, especialista em ursos polares no …

Porto 1-3 Leverkusen | Bayer deixa "dragões" de cabeça à roda

O FC Porto disse adeus – “auf wiedersehen” – às competições da UEFA esta temporada, sem glória nos 16-avos-de-final da Liga Europa.  Após o desaire na semana passada por 2-1 na primeira mão desta eliminatória, os …

"Chamem-me Harry". Duque de Sussex pede para ser tratado pelo primeiro nome

Depois de anunciar que iria deixar a linha da frente da família real britânica, o duque de Sussex fez um pedido aos jornalistas: "Chamem-me Harry". Harry esteve esta quarta-feira no Centro de Congressos de Edimburgo, …

"Ajudem-me!" Menina de seis anos detida por polícia em escola na Florida

A pedido da família, foram divulgadas imagens da detenção de uma menina de seis anos, numa escola da Florida, Estados Unidos. O caso aconteceu em setembro do ano passado e a criança foi detida por …

Protesto de agricultores espanhóis bloqueia fronteira com Portugal para reclamar preços justos

Um protesto de agricultores espanhóis cortou a circulação na A49, que liga as regiões autónoma de Andaluzia e do Algarve. Centenas de pessoas e vários veículos iniciaram a marcha às 10:30h. Várias dezenas de veículos e …

Espanha. Associação cultural pede desculpa por desfile com trajes nazis

Neste Carnaval, a Associação Cultural El Chaparral de Las Mesas, em Espanha, organizou um desfile para recordar "um dos acontecimentos mais ignóbeis da história da humanidade". Mas o que era para ser uma homenagem, originou …

Nespresso acusada de trabalho infantil. George Clooney desiludido

A marca Nespresso, sediada na Suíça, está a ser acusada de lucrar à custa de trabalho infantil. O ator George Clooney, que há anos é a cara da marca de café, diz-se surpreendido e desiludido …

Carro isento de portagens da Renault é "publicidade enganosa"

A Autorregulação Publicitária considerou enganosa a publicidade da Renault a um veículo elétrico isento do pagamento de portagens, determinando o fim imediato da campanha por induzir em erro o consumidor, foi hoje anunciado. “A alegação publicitária …

Aprovada na generalidade proposta do PS que limita comissões no MB Way

A proposta do PS que limita as comissões bancárias nas plataformas eletrónicas como o MB Way foi aprovada, esta quinta-feira, na generalidade. Os projetos lei de BE, PCP e PAN passam para a especialidade. Os deputados …

Afinal, não era mito. Redescoberta porta secreta por onde reis e deputados entravam na Câmara dos Comuns

Pensava-se que uma passagem secreta entre Westminster Hall e a Câmara dos Comuns era apenas um mito. Afinal, foi apenas esquecida durante 70 anos. Uma placa colocada em 1895 em Westminster Hall, que inclui as duas …