As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Dirk Ingo Franke / Wikimedia

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos. 

Para chegar a esta conclusão, a equipa internacional de cientistas passou 30 dias com um grupo de vacas que tinham dado à luz há pouco tempo, conta o portal IFL Science.

Procuraram perceber a dinâmica dos relacionamentos entre estes animais através de um modelo de monitorização estatístico de modelagem estocástica orientada a ator (SAOM)  – foi o primeiro estudo a aplicar esta técnica num mamífero que não seja o Homem.

A estrutura do SOAM cria um mapa de mudança de relacionamentos dentro de um determinado grupo social com base em dados que descrevem atributos individuais e dinâmicas de grupo ao longo do tempo.

A equipa descobriu que estes animais, que são constantemente reorganizados na agricultura moderna para corresponder a determinadas necessidades, como a procriação, vivem em grupos complexos e que cada vez que são movidas para outra população são forçadas a criar novas amizades e criar bases sociais.

Esta mudança obriga a mudanças sociais que podem ser negativas para a saúde mental e física das vacas, bem como para a sua produtividade de laticínios.

A equipa descobriu ainda que as vacas leiteiras têm alguns critérios para escolher as novas amizades, tendendo a favorecer animais de idade semelhante.

“Os nosso resultados indicam que o comportamento de lamber [um outro espécime] é importante para fazer amigos e manter a harmonia do grupo”, disse Gustavo E. Monti, autor principal do estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica Frontiers in Veterinary Science, e professor da Universidade Austral do Chile.

“É importante que os agricultores estejam atentos à importância dos aspetos sociais da vidas das vacas, animais que formam relacionamentos emocionais complexos no interior do seu grupo”, acrescentou ainda o especialista.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …

Parlamento sueco aprova moção de censura e derruba Governo

O primeiro-ministro sueco foi derrubado, esta segunda-feira, por um voto de desconfiança no Parlamento, situação inédita na história política da Suécia, e tem uma semana para se demitir ou convocar novas eleições. Resultado da reviravolta na …

MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem. O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia …

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …