As pegadas que podem reescrever a história do Homem foram roubadas

(dr) Andrzej Boczarowski

As pegadas, encontradas em Trachilos, Creta, são atribuídas a um antepassado do Homem que terá vivido há 5.7 milhões de anos

As misteriosas pegadas fossilizadas, com quase seis milhões de anos, descobertas na ilha de Creta, na Grécia, e que podem reescrever a história da evolução da Humanidade, foram roubadas a semana passada. As autoridades conseguiram entretanto recuperá-las, e prenderam um suspeito.

As pegadas com 5,7 milhões de anos encontradas em Trajilos, na parte ocidental da ilha de Creta, pertencem a um hominídeo ancestral dos humanos modernos, e são apontadas como um achado que pode desafiar a teoria da evolução humana, uma vez que podem provar que o berço da humanidade não foi, afinal, África.

Na passada quarta-feira, 10 das cercas de 40 pegadas fossilizadas foram roubadas do sítio arqueológico de Kissamos. Os fósseis foram “cortados e removidos”, revela a agência de notícias grega ANA.

As autoridades conseguiram, contudo, identificar rapidamente um suspeito, um homem de 55 anos, que foi detido, e os fósseis roubados já foram todos localizados nas zonas de Kissamos e de Thessaloniki, mas a polícia grega continua a investigar o caso.

O roubo despoletou grande revolta e muita preocupação na Grécia, tendo mesmo o Museu de História Natural de Creta apelado às autoridades do país que tomassem “acções imediatas para proteger o local e os fósseis de possíveis acções destrutivas semelhantes”, conforme cita a ANA.

No mesmo comunicado, o Museu grego critica duramente os responsáveis pelo furto, considerando que “envergonham” a Grécia. A entidade também lembra que os fósseis foram medidos e registados graças a técnicas de laser, e que, portanto, seria “impossível” tentar vendê-los sem que isso fosse detectado.

(dr) ANA-MPA

Os fósseis de Kissamos foram medidos e registados graças a técnicas de laser

“Dano irreparável”

Mas apesar da recuperação dos fósseis, “o dano é irreparável“, como refere o professor de Ciências Geográficas e do Ambiente, Matthew Robert Bennett, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, num artigo no site The Conversation.

Bennett diz que está em causa um acto semelhante a roubar um dos blocos do monumento de Stonehenge ou a Grande Esfinge de Gizé, e lamenta que este tipo de eventos “devastadores” tem ocorrido em vários locais arqueológicos, nos últimos tempos.

Em Portugal, temos o exemplo das pinturas rupestres de Foz Côa que foram alvo de um atentado de vandalismo, com um ciclista a desenhar uma bicicleta ao lado do pré-histórico “Homem de Piscos”.

O grande desafio é saber como poderemos preservar este tipo de vestígios históricos. “A única opção é escavar e registá-los digitalmente em 3D“, considera Bennett, que realça que com um scanner de laser ou, simplesmente, com uma câmara digital no terreno, se pode completar o processo.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …