As pedras de Carnac, em França, são maiores, mais velhas e mais estranhas que Stonehenge

2

Nicolas Raymond

Pedras de Carnac, em França

As pedras de Carnac são a maior coleção de megálitos antigos do mundo, estando espalhadas por uma área de cerca de 3 quilómetros.

As pedras de Carnac têm servido de inspiração para histórias e mitos durante milhares de anos. Ao longo da costa sul da Bretanha, no noroeste de França, um campo despretensioso está repleto de cerca de 3.000 antigos megálitos. No entanto, o seu propósito permanece desconhecido.

As pedras de Carnac foram provavelmente colocadas durante a era Neolítica, antes do advento da agricultura na região. Estima-se que datem de 4500 a.C., mas que foram movidas para o campo na região de Carnac por volta de 3300 a.C. As duas datas tornam-nas mais antigas que Stonehenge, no sul de Inglaterra, que se pensa ter sido construído entre 3000 a.C. e 2000 a.C, em múltiplas fases.

As pedras de Carnac são a maior coleção de megalíticos antigos do mundo, estando espalhadas por uma área de cerca de 3 quilómetros.

De acordo com o IFL Science maioria é esculpida em granito retirado do local, mas algumas parecem ter sido obtidas em pedreiras no leste de Le Manio, a cerca de 40 quilómetros de distância. A confirmar-se a teoria, trata-se de um feito notável, já que tal transporte teve de ocorrer há mais de 6.000 anos.

Embora muitas das pedras tenham sido colocadas de forma repetitiva e ordenada, não são uniformes e podem ser divididas em várias categorias diferentes com base na sua forma e alinhamento, conhecidas como Le Ménec, Kermario, e Kerlescan.

Desde o início do século XIX, as pedras de Carnac têm sido descritas como um “templo” que provavelmente teve algum significado espiritual. Houve até tentativas de provar que as pedras são colocadas para se alinharem com as estrelas e planetas, mas estas hipóteses caíram por terra. Ainda hoje, não existe uma teoria amplamente aceite sobre o seu propósito.

Ao longo dos séculos, vários mitos rodearam as pedras: um conto dizia que as pedras eram soldados pagãos que tinham sido transformadas em pedra pelo Papa Cornelius, enquanto uma outra lenda dizia que eram uma legião romana que Merlin, o feiticeiro, lançou em pedra.

“Há muitas teorias interessantes, algumas com exemplos que parecem encaixar em certas circunstâncias, mas há sempre mais para as refutar do que para as provar“, disse Olivier Agogué, o administrador do local, à BBC em Setembro de 2022.

“Os alinhamentos de Carnac não são rectos, vagueiam e seguem uma crista que separa a planície costeira do mundo interior, terrestre, provavelmente fazendo um papel de fronteira simbólica entre os dois ambientes. Evidentemente, não impediu que as pessoas passassem entre eles, mas marca uma separação geográfica entre a terra e o mar que não é aleatória. Mas, o seu significado cerimonial ou religioso está livre para interpretação“, acrescentou ele.

ZAP //

2 Comments

  1. “coleção de megalíticos”? Deveria ser “coleção de megálitos” – megalíticos é adjectivo. Não será, caro ZAP? E “No entanto, o seu propósito” é o quê? Aconteceu alguma coisa nesta frase que ficou sem fim…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.