/

As meninas devem brincar menos com bonecas

3

Uma das mais conceituadas cientistas do Reino Unido considera que é um erro que as meninas brinquem tanto com bonecas. Para Athene Donald, essa é uma forma de manter vivos os estereótipos sociais e de afastar as mulheres de áreas ainda conotadas com o sexo masculino.

Durante o seu discurso na apresentação como nova presidente da Associação de Ciência Britânica, Athene Donald defendeu que as meninas devem brincar mais com brinquedos de rapazes, considerando que estes estimulam mais a criatividade e a imaginação e, logo, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

“Os brinquedos das raparigas são tipicamente susceptíveis de levar à passividade – pentear o cabelo da Barbie, por exemplo -, não construindo, imaginando ou sendo criativos como os Lego”, considerou Athene Donald, no seu discurso de tomada de posse da presidência da Associação Britânica de Ciência (BSA, na sigla em inglês), citada pelos media do Reino Unido.

Precisamos de mudar a forma como pensamos sobre rapazes e raparigas e sobre o que é apropriado para eles desde tenra idade. Será que a escolha dos brinquedos interessa? Acredito que sim. Introduzimos as construções sociais estereotipando que brinquedos os rapazes e as raparigas recebem desde cedo”, afirmou também a professora de Física Experimental na conceituada Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Athene Donald evidencia ainda a falta ou a ausência pura e simples de mulheres em áreas como a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, constatando que a mera decisão dos brinquedos que entregamos às meninas tem influência sobre esta realidade.

De modo a contornar esta circunstância, a cientista frisa que é preciso assegurar que metade da população não sinta que estas áreas não são para si.

SV, ZAP

3 Comments

    • É isso mesmo! menos bonecas e oferecer-lhes de tudo: carros, camiões, aviões, foguetões, máquinaria de todo o tipo, tecnologia de todo o tipo, motos, etc. E quanto mais cedo frequentarem artes marciais e culturismo , melhor ainda. Acabou a estupidez e a forma diferenciada de educar! Arre diabo!

  1. E os meninos deveriam de brincar mais às casinhas, assim, quando fossem crescidos sabiam tomar banho sozinhos, cozinhar, arrumar e limpar a casa, sabem… fazer várias coisas ao mesmo tempo em vez de brincarem só com carrinhos, jogar à bola e brincar às guerras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.