As meninas devem brincar menos com bonecas

Uma das mais conceituadas cientistas do Reino Unido considera que é um erro que as meninas brinquem tanto com bonecas. Para Athene Donald, essa é uma forma de manter vivos os estereótipos sociais e de afastar as mulheres de áreas ainda conotadas com o sexo masculino.

Durante o seu discurso na apresentação como nova presidente da Associação de Ciência Britânica, Athene Donald defendeu que as meninas devem brincar mais com brinquedos de rapazes, considerando que estes estimulam mais a criatividade e a imaginação e, logo, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo.

“Os brinquedos das raparigas são tipicamente susceptíveis de levar à passividade – pentear o cabelo da Barbie, por exemplo -, não construindo, imaginando ou sendo criativos como os Lego”, considerou Athene Donald, no seu discurso de tomada de posse da presidência da Associação Britânica de Ciência (BSA, na sigla em inglês), citada pelos media do Reino Unido.

Precisamos de mudar a forma como pensamos sobre rapazes e raparigas e sobre o que é apropriado para eles desde tenra idade. Será que a escolha dos brinquedos interessa? Acredito que sim. Introduzimos as construções sociais estereotipando que brinquedos os rapazes e as raparigas recebem desde cedo”, afirmou também a professora de Física Experimental na conceituada Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Athene Donald evidencia ainda a falta ou a ausência pura e simples de mulheres em áreas como a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, constatando que a mera decisão dos brinquedos que entregamos às meninas tem influência sobre esta realidade.

De modo a contornar esta circunstância, a cientista frisa que é preciso assegurar que metade da população não sinta que estas áreas não são para si.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • É isso mesmo! menos bonecas e oferecer-lhes de tudo: carros, camiões, aviões, foguetões, máquinaria de todo o tipo, tecnologia de todo o tipo, motos, etc. E quanto mais cedo frequentarem artes marciais e culturismo , melhor ainda. Acabou a estupidez e a forma diferenciada de educar! Arre diabo!

  1. E os meninos deveriam de brincar mais às casinhas, assim, quando fossem crescidos sabiam tomar banho sozinhos, cozinhar, arrumar e limpar a casa, sabem… fazer várias coisas ao mesmo tempo em vez de brincarem só com carrinhos, jogar à bola e brincar às guerras.

RESPONDER

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …