As matrículas dos carros e das motos vão mesmo mudar

IMT; Mike / Pexels

Formato das novas matrículas portuguesas

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que altera o modelo de chapas de matrícula, introduzindo novas combinações de caracteres e um formato que harmoniza o modelo português com o da generalidade dos Estados da União Europeia.

Foi aprovado o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o Código da Estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir, introduzindo-se alguns ajustamentos de natureza técnica nos modelos de chapas de matrícula, adoptando ainda um formato que simplifica a sua produção.

Adicionalmente, adianta uma nota do Conselho de Ministros, alterou-se o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, que passam a poder ser prestados nos Espaços Cidadão, pelos trabalhadores que prestam o atendimento do serviço.

Simultaneamente, o prazo de troca dos títulos de condução não-comunitários é alterado de 90 dias para dois anos, alinhando-se com o regime previsto para a revalidação por caducidade das cartas de condução portuguesas.

Em dezembro, foi anunciada a passagem à nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, com previsão para o final de 2019. De acordo com dados então disponibilizados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) à agência Lusa, ainda faltavam sensivelmente 500 mil matrículas, para a passagem à nova série, que está prevista para o final de 2019.

A nova série passará a ser constituída por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos, mantendo-se a separação entre si por traços: AA-01-AA. Segundo o IMT, a nova série permite atribuir cerca de 28 milhões de matrículas.

O instituto adiantou na altura que no futuro passariam a ser utilizadas as letras K, W, e Y – que até agora não eram utilizadas – na sequência da adaptação do novo Acordo Ortográfico.

Atualmente, o número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, separados entre si por traços.

A primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e até 29 de fvereiro de 1992 foi usado o modelo “AA-00-00”. A partir de 1 de março de 1992 foi usado o modelo “00-00-AA”. Depois desse, começou a utilizar-se a série “00-AA-00”, que permanece até hoje.

O IMT esclareceu que o novo número de matrículas tem efeito unicamente para viaturas novas. A atribuição de matrículas é da responsabilidade do IMT, não sendo necessária qualquer acção por parte dos proprietários dos veículos.

// Lusa

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Se usarem também as letras K, W e Y, passam a ser mais de 45 milhões de matrículas em vez dos 28 milhões permitidos pelas 23 letras atuais.

    • Exatamente. Com 26 letras do alfabeto, passariam a ser 45.697.600 matrículas, em cada rodada, ou seja: 26*26*26*26*10*10 = 45697600.
      Com 23 letras do alfabeto, teríamos: 23*23*23*23*10*10 = 27.984.100

  2. Agora não vai notar-se muito, dado que os algarismos ficam no meio… Mas, depois, estou curioso como vão resolver as sequências AS-NO, BO-BO, CO-NA, PI-XA, TO-TO, FO-DA, FO-DE, e outras analogas, como a que me lembrei agora: AN-AL… 🙂

    • Se alguma delas me calhasse a mim, eu rejeitava-a. Por exemplo, ter um carro PUTA, nem pensar. E até me poderiam chamar XU-LO. O IMT tem que eliminar estas matrículas ou então reservá-las para os carros do governo.

      • Muito bom! A de serem reservadas aos carros do governo é de facto uma ideia muito boa! Isso e um autocolante com a inscrição “Chulo a bordo”!!!

      • Melhor ainda: deviam ser obrigatórias para o Estado. Por exemplo: para o PR XU-01-LO, para o PM XU-02-LO, para o P. AR PU-01-TA, para os senhores deputados, aqueles que não podem andar de Clio, PU-02-TA… Para o Secretário-geral do PS XU-01-XA… Para os dirigentes do BE CO-01-NA… Para o ministro da agricultura MU-01-UU. Para o ministro das finanças TA-01-CO… Ou ainda FO-01-DA/DE ou ainda XU-01-PA. Para o secretário-geral do PCP AS-01-NO… etc… As possibilidades infinitas…

  3. Isso está previsto na lei, tal e qual como já acontece, ou poderia acontecer, ter uma matricula com as letras C.U, essas situações estão previstas e como tal proibidas de serem emitidas. Exactamente da mesma forma que acontece no mundo inteiro, mesmo aqueles que se pode escolher as letras da matricula.
    Mas pode-se, normalmente, escolher palavras noutra língua, pelo menos as mais obscuras.

  4. Será que as matrículas das motas vão – finalmente – ficar legais para circular nos restantes países da União Europeia? Ou vão de ter de continuar a usar o autocolante P ou usar matrículas com o P mas que não são legais em Portugal (mas são em todos os outros Estados Membros)?

    Em Portugal é tudo tão complicado

    • Ah?
      Como é óbvio, as matriculas das motos sem o P, se são legais em Portugal, são perfeitamente legais para conduzir na EU e não só!…
      Tal como acontece com todas as matriculas de países da UE sem a letra do país na matrícula (como acontece também com os carros clássicos), os veículos, fora do país de origem da matricula devem ter um autocolante oval com a letra do país na retaguarda.

      • Pois. Mas é uma idiotice. O AO’90 é uma anedota. Etimologicamente está errado, é confuso e incongruente (atentemos nos casos infelizes de facto e ato/atuar, bissetriz e trissectriz, Egito e egípcio) e, juridicamente está ferido de ilegalidade. A tudo isto acresce que a pretensa uniformização da língua portuguesa acaba por ser um mito. E nem me refiro ao facto de os angolanos jamais virem a aderir. É que, mesmo entre os subscritores (portugueses e brasileiros) não há uniformização linguística. Portanto, desculpar-me-ão, mas está na altura de acabar com essa palhaçada…

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …