/

As constipações preferem os narizes frios

O vírus que causa a comum constipação dá-se melhor num nariz frio, de acordo com um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O estudo mostrou que o sistema imunológico humano fica mais fraco a temperaturas mais baixas, o que permite a disseminação do vírus.

Os investigadores sugerem que quem estiver constipado mantenha o nariz quente e evite o ar frio.

Os rinovírus, um tipo de vírus altamente resistente, da família dos picornavirus, são um dos principais grupos de vírus que deixam os nossos narizes a pingar e nos fazem espirrar.

A equipa da Universidade de Yale testou o rinovírus a uma temperatura nasal de 33º C e temperatura corporal normal de 37° C.

“Sabemos há 50 anos que este vírus se reproduz com mais facilidade no nariz, mas o mecanismo nunca foi claramente definido”, disse à BBC a investigadora Akiko Iwasaki, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale.

Kike Calvo / yale.edu

A investigadora Akiko Iwasaki

A investigadora Akiko Iwasaki

Segundo Iwasaki, o sistema imunológico tornou-se mais fraco com nariz frio e deu ao vírus mais oportunidades para se reproduzir.

Duas ferramentas importantes – um conjunto de sensores que detectam a infecção e os químicos que coordenam a resposta imunológica – foram menos eficazes com temperaturas mais frias.

“Em geral, quanto menor a temperatura, mais baixa é a resposta imune inata ao vírus”, diz Iwasaki.

Temperatura

A cientista afirma que a descoberta poderia ajudar a explicar por que é que as constipações são mais comuns nos meses de inverno.

Mas Iwasaki adverte que é “muito mais complicado” do que apenas a temperatura ambiente.

Outros factores, incluindo mudanças de comportamento no inverno em comparação com o verão, também podem ajudar a explicar as constipações de inverno.

Iwasaki sugere algumas formas de combater uma constipação. “Se não puder migrar para um clima tropical quente durante o inverno, bem, tente impedir que a sua cavidade nasal seja exposta a ar muito frio.”

Jonathan Ball, professor de virologia da Universidade de Nottingham, diz que a descoberta pode explicar porque é que o rinovírus infecta o nariz em vez de atingir partes mais quentes do corpo, como os pulmões.

“Sabemos que a temperatura das células que revestem o nariz é mais baixa do que a de outras partes menos expostas do corpo”, diz Ball.

“Isso pode explicar porque o rinovírus causa as constipações comuns mas tem menor capacidade de causar infecções pulmonares mais graves, como o vírus da gripe faz”, acrescenta o cientista.

    ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.