As borboletas resistem às chuvas (e os cientistas já sabem porquê)

(dr) Envato Elements

As borboletas conseguem resistir às chuvas por causa das suas asas, que repelem a água, reduzindo assim o impacto dos aguaceiros, concluiu uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Os resultados da investigação, que estudou o impacto da chuva em diferentes superfícies biológicas, foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A equipa concluiu que estas superfícies frágeis têm um revestimento de cera em nanoescala e que as gotas se acabam por “partir” neste, espalhando-se após golpes em micro-escala, evitando-se assim danos físicos e risco de hipotermia para os animais.



Este mecanismo de proteção, recordam os mesmos cientistas, foi também adaptado pelo Homem, que se inspirou para criar sprays de impermeabilização para calçado e roupa.

Os pingos da chuva podem cair com uma intensidade de dez metros quadrados por segundo e o seu impacto das águas dos aguaceiros nas asas das borboletas pode ser comparado à queda do céu de uma bola de bowling numa pessoa.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas da universidade norte-americana registaram em câmara lenta a forma como as gotículas de água afetam diferentes superfícies – como folhas, penas e insetos -, quando caem a cerca de dois metros de altura.

Durante os procedimento, os especialistas perceberam que as gotas se estendem como ondas neste tipo de superfícies porque o seu revestimento de cera repele a água.

“Pensem neste micro-impactos como agulhas (…) Se alguém atirasse um balão nestas agulhas, o balão iria desfazer-se em pedaços menores. E o mesmo acontece quando uma gota de chuva bate [nestas superfícies] e se espalha”, explicou Sunghwan Jung, cientista e autor sénior do novo estudo, citado em comunicado.

Assim, é diminuído também o tempo em que a gota está em contacto com a superfície, reduzindo assim a força do impacto, seja este numa folha ou numa asa de um inseto. A transmissão térmica de uma gota de água fria é também diminuída, garantido que animal se mantenha suficientemente quente para voltar a voar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …