As células dos bebés manipulam o corpo das mães durante décadas

Mães de todo o mundo dizem que sentem que os filhos continuam a fazer parte delas muito depois do nascimento. E isso provou-se ser verdade. Literalmente.

Um artigo, que vai ser publicado no próximo número da BioEssays, revela que durante a gravidez algumas células do feto atravessam a placenta e instalam-se no corpo da mulher, onde podem acabar por fazer parte dos tecidos dos organismo.

O estudo foi realizado por investigadores da Universidade Estatal do Arizona e mostra que esta “invasão celular” faz com que a mulher tenha em si material genético único, que chegou a pertencer ao organismo do filho. Este material vai criar aquilo a que os biólogos chamam microquimera.

O caso torna-se mais fascinante quando a mulher engravida várias vezes.

Os investigadores acreditam que as células que se depositaram nos organismo da mãe durante a primeira gravidez podem ser transferidas para o novo feto – ou seja, pode ser formada uma microquimera mais complexa, em que o irmão mais novo recebe material genético do mais velho.

Este fenómeno acontece em vários mamíferos e tem sido estudado por vários especialistas.

Os autores deste estudo acreditam que a transferência destas células – que são, segundo várias investigações, células fecais – pode influenciar vários aspetos do organismo da mulher grávida, como a produção de leite materno, o funcionamento da tiróide – influenciando o metabolismo e a transferência de calor para o bebé – e do cérebro, ao influenciar o trabalho das redes neurais biológicas e o apego maternal ao bebé.

No entanto, para perceberem o que o microquimerismo faz, de facto, ao organismo materno, os investigadores defendem que é necessário compreender porque é que aconteceu, em primeiro lugar.

“O que esperamos perceber a partir daqui é não só um quadro evolutivo que mostre como e porque acontece o microquimerismo, mas também avaliar como isso afeta a saúde materna”, disse a geneticista Amy Boddy, autora principal do estudo, citada pelo site do Instituto Smithsonian.

Os investigadores defendem que esta manipulação pode durar décadas – influenciando mesmo o comportamento da mãe perante o filho ao longo do seu crescimento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …