As árvores mais importantes da China estão esquecidas (mas estão à vista de todos)

Em vários ecossistemas o perigo de ser uma espécie comum ou disseminada pode ser meio caminho andado para ser negligenciada pelos esforços de conservação, que têm vindo a priorizar a raridade. Muitas das vezes essas espécies estão mesmo ao alcance do nosso olhar e não nos apercebemos.

Nas florestas, tal como diz o Phys, as espécies mais comuns podem ser essenciais para a estrutura e função do ecossistema e são conhecidas coletivamente como espécies-base.

Durante uma pesquisa para identificar espécies-base nas florestas, e começar o seu processo de conservação antes que desapareçam, uma equipa de cientistas chineses e americanos sintetizou dados de biodiversidade de longo prazo que abrangem perto de 2415 quilómetros de floresta, que se situa entre o extremo norte da China e o sul dos trópicos.

Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista Ecology no mês de outubro, e apontam que os bordos – apreciados pelas cores da sua folhagem na altura do outono – são uma espécie muito presente na China. O estudo concluiu ainda que esta é uma das espécies-base no país.

Espécies de fundação são as espécies sobre quais os ecossistemas são construídos e sustentados, assim como a estruturação de uma casa”, explica Aaron Ellison, co-autor do estudo. Para o especialista o problema é que “a espécie é tão comum que se esconde à vista de todos, acabando por ser esquecida porque não têm o prestígio e o apelo das raridades”.

O estudo surge depois de ter sido publicada pela Botanic Gardens Conservation International a “Lista Vermelha”, que mostrou que 36 das 158 espécies de bordos em todo o mundo estão em alto risco de extinção num futuro próximo, sendo que catorze dessas espécies de alto risco existem apenas na China.

A investigação foi liderada por Xiujuan Qiao, professora na Academia Chinesa de Ciências, que passou o ano de 2019 a viver na floresta, de modo a estar mais perto da natureza e facilitar o estudo.

A professora sublinha que “deve-se prestar mais atenção às espécies básicas, identificando-as e protegendo-as antes do seu declínio inevitável”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …