As árvores mais importantes da China estão esquecidas (mas estão à vista de todos)

Em vários ecossistemas o perigo de ser uma espécie comum ou disseminada pode ser meio caminho andado para ser negligenciada pelos esforços de conservação, que têm vindo a priorizar a raridade. Muitas das vezes essas espécies estão mesmo ao alcance do nosso olhar e não nos apercebemos.

Nas florestas, tal como diz o Phys, as espécies mais comuns podem ser essenciais para a estrutura e função do ecossistema e são conhecidas coletivamente como espécies-base.

Durante uma pesquisa para identificar espécies-base nas florestas, e começar o seu processo de conservação antes que desapareçam, uma equipa de cientistas chineses e americanos sintetizou dados de biodiversidade de longo prazo que abrangem perto de 2415 quilómetros de floresta, que se situa entre o extremo norte da China e o sul dos trópicos.

Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista Ecology no mês de outubro, e apontam que os bordos – apreciados pelas cores da sua folhagem na altura do outono – são uma espécie muito presente na China. O estudo concluiu ainda que esta é uma das espécies-base no país.

Espécies de fundação são as espécies sobre quais os ecossistemas são construídos e sustentados, assim como a estruturação de uma casa”, explica Aaron Ellison, co-autor do estudo. Para o especialista o problema é que “a espécie é tão comum que se esconde à vista de todos, acabando por ser esquecida porque não têm o prestígio e o apelo das raridades”.

O estudo surge depois de ter sido publicada pela Botanic Gardens Conservation International a “Lista Vermelha”, que mostrou que 36 das 158 espécies de bordos em todo o mundo estão em alto risco de extinção num futuro próximo, sendo que catorze dessas espécies de alto risco existem apenas na China.

A investigação foi liderada por Xiujuan Qiao, professora na Academia Chinesa de Ciências, que passou o ano de 2019 a viver na floresta, de modo a estar mais perto da natureza e facilitar o estudo.

A professora sublinha que “deve-se prestar mais atenção às espécies básicas, identificando-as e protegendo-as antes do seu declínio inevitável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …