/

Rendas excessivas da EDP. Artur Trindade arrisca perder 40 mil euros por mês

2

EWEA / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

O antigo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, é suspeito de ter favorecido a EDP em troca de benesses para si e para o seu pai.

Nas oito horas de interrogatório, o antigo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, tentou explicar o seu relacionamento com a EDP, depois de ser acusado de corrupção passiva por ter favorecido a empresa em vários diplomas.

De acordo com o Correio da Manhã, Artur Trindade arrisca a ficar sem 40 mil euros/mês se os procuradores pedirem a suspensão de funções do ex-governante, que foi escolhido pela REN e pela EDP para vice-presidente do OMIP e presidente do OMIPClear.

O matutino avança que os procuradores Hugo Neto e Carlos Casimiro estão a analisar as declarações do antigo governante de modo a avaliar as medidas de coação. Para além da suspensão de funções, os magistrados podem também pedir o pagamento de uma caução, à semelhança do que foi exigido a António Mexia, Manso Neto e João Conceição.

Esta sexta-feira, em tribunal, Artur Trindade explicou as ligações familiares à EDO, designadamente do pai (já falecido) e da cunhada, ambos contratados pela elétrica em troca de alegados favores. Segundo o CM, os procuradores questionam ainda a legitimidade do antigo governante para tomar decisões a partir de 2014, quando o seu irmão mais novo casou com uma funcionária da EDP.

Ao juiz Carlos Alexandre, Artur Trindade negou ter sido corrompido pela EDP.

O caso das rendas excessivas da EDP levou Carlos Alexandre a decretar a suspensão de funções de António Mexia, presidente da empresa, e de João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis. Em causa estão alegados benefícios de 1,2 mil milhões de euros.

ZAP //

2 Comments

  1. Mais business as usual. Patrocinado pelo Socas e confirmado pelo Passos Coelho. Direitinho aos bolsos de todos. Mas ainda há os querem privatizar o sns. Pois… o privado gere sempre melhor. Lol !

  2. A reter:
    -Este “artista” foi Secretário de Estado da Energia do Passos.
    -O governo do Passos privatizou a EDP e a REN – mais 2 “negócios” ruinosos para o país.
    -A EDP e REN escolheram-no para vice-presidente do OMIP e presidente do OMIPClear.
    -Recebe 40 mil€/mês
    -Tem negócios no sector da energia.
    -Tem família a trabalhar na EDP.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.