Mais um treinador português a vencer uma das maiores provas de clubes do mundo do futebol. Botafogo derrotou o Atlético Mineiro.
O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, conquistou pela primeira vez a Taça Libertadores de futebol.
O triunfo inédito da equipa brasileira foi conseguido na final deste sábado, em Buenos Aires, ao vencer os também brasileiros do Atlético de Mineiro por 3-1.
O jogo até parecia bem encaminhado para os mineiros desde cedo, já que logo aos 30 segundos, Gregore protagonizou uma entrada muito dura sobre Fausto Vera e foi expulso. Na primeira jogada da final, o Artur Jorge ficava só com 10 jogadores em campo.
Mesmo assim, o Botafogo marcou por intermédio de Luiz Henrique (35 minutos), num ressalto; Alex Telles fez o 2-0 numa grande penalidade, em cima do intervalo.
Ao começar a segunda parte, de cabeça, Eduardo Vargas ainda reduziu para o Atlético Mineiro. Hulk, Vargas e Kardec – entre outros – ainda tentaram chegar ao empate, mas sem sucesso.
Já nos descontos, numa fase de desespero dos mineiros, em que quase ninguém defendia, foi o Botafogo que marcou por Júnior Santos, após bela jogada individual ofensiva.
Na sua primeira final, o Botafogo deu o sexto título consecutivo a equipas brasileiras.
Artur Jorge, ajoelhado e a chorar depois do apito final, tornou-se o terceiro treinador português a conquistar a Libertadores, repetindo o que Jorge Jesus conseguiu ao serviço do Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira pelo Palmeiras, em 2020 e 2021.
ZAP // Lusa