Medicamento 100% português para a artrite reumatoide vai começar a ser testado em doentes. Há mais de 20 milhões de doentes.
Está em curso a criação de um medicamento 100% português, para tratamento da artrite reumatoide.
Foi realizado um ensaio clínico em voluntários saudáveis, com sucesso, e agora vai começar a ser testado em doentes.
A Solfarcos, em parceria com a Bluepharma e a BlueClinical, quer reduzir as doses administradas, a frequência da toma do medicamento, bem como a ocorrência de efeitos adversos nos pacientes.
Um comunicado enviado ao ZAP explica que o novo fármaco tem como princípio ativo a molécula de metotrexato, já utilizada, e que é fármaco de primeira linha no tratamento desta doença.
No entanto, ao contrário da terapêutica convencional, esta substância será agora encapsulada num lipossoma, uma nanopartícula lipídica (de gordura) que, através de uma molécula sinalizadora à sua superfície, irá direcionar a libertação da substância ativa para os locais de inflamação, as articulações afetadas pela artrite reumatoide.
A equipa responsável acredita que estes lipossomas vão aumentar o tempo de circulação do metotrexato no organismo, exigindo uma dose muito mais baixa para que se produza um efeito semelhante ao do medicamento atualmente comercializado.
Com a “libertação controlada da substância ativa e a inexistência de picos de concentração”, será possível reduzir-se a ocorrência de efeitos adversos nos pacientes.
O futuro medicamento também vai reduzir a frequência da toma do medicamento, aumentando-se o espaçamento entre doses. Em vez de uma injeção subcutânea por semana, tal como acontece na posologia atual, estima-se a administração de uma injeção a cada 2 ou 4 semanas.
O novo estudo vai abranger 40 pacientes com artrite reumatoide e equipas clínicas de oito hospitais portugueses do Norte e Centro; vai durar um ano. A prioridade é avaliar a eficácia, segurança e a tolerância ao futuro fármaco.
Ao longo do estudo, os pacientes serão continuamente monitorizados e o seu estado de saúde avaliado.
Ainda não se sabe quando é que este medicamento vai começar a ser vendido.
A artrite reumatoide, uma doença inflamatória crónica, afeta mais de 20 milhões de pessoas.