Artistas portugueses em destaque na Coreia do Sul

Roman Bonnefoy / Wikimedia

-

O interesse crescente dos sul-coreanos nos artistas de expressão portuguesa promete uma série de projectos culturais na área da música, do cinema e da dança para 2014, de acordo com a Embaixada de Portugal em Seul.

Este ano, o público coreano poderá ver a companhia portuguesa de bailado contemporâneo de Vasco Wallenkamp com a presença em palco da fadista Carla Pires e seus músicos e a cinemateca nacional vai dedicar uma retrospectiva a Manoel de Oliveira com a publicação em coreano de um livro sobre a obra do cineasta.

Mas não são os únicos projectos que a embaixada vai apoiar. “Estamos em contacto com o Seoul Performance Festival (…) e estamos em fase de negociação para um festival de cultura lusófona“, disse à Lusa Paulo Lopes Graça, primeiro-secretário de embaixada, sublinhando a importância dos agentes locais e do Instituto Camões na realização destes eventos.

De acordo com a fonte, a abertura à colaboração dos sul-coreanos “é uma circunstância feliz”, o que facilita a implementações de projectos culturais.

A exposição “Irrequietude: Modos de expressão portugueses”, sobre o espaço, o movimento e a arquitectura portuguesa, que decorre actualmente no Mimesis Art Museum (desenhado por Álvaro Siza) em Paju Book City reflectem este estado de espírito.

“No caso desta exposição, a ideia veio da embaixada e foi trabalhada posteriormente com Yang Ji-Yoon, a curadora do museu. (…) Contactámos o museu e a reacção foi entusiástica”, disse o Paulo Lopes Graça.

“Pensámos que era uma ideia que combinava bem com o espaço”, confirmou o Hong Ji-Woong, presidente da editora OpenBooks Co proprietária do Mimesis Art Museum, destacando que os alunos de arquitetura sul-coreanos podiam aprender muito sobre o trabalho dos arquitetos portugueses.

Depois deste primeiro contacto com artistas e arquitectos portugueses, Hong Ji-Woong e Yang Ji-Yoon gostavam de expôr artistas portugueses com mais regularidade. “Uma exposição em cada dois anos”, avançou Hong Ji-Woong.

De acordo com a embaixada, apesar de o encerramento do centro cultural português em Seul em 2002, os sul-coreanos mostraram uma atenção cada vez maior à cultura de expressão portuguesa nestes últimos anos, particularmente no meio cinéfilo, incluindo uma presença regular nas salas coreanas e nos festivais de Jeonju e Busan, os maiores do país.

Além de projectos pontuais, a embaixada organiza actividades regulares como a celebração do dia da língua portuguesa, o concurso de língua portuguesa e o evento de boas-vindas para os alunos que se matriculam no primeiro ano de estudos portugueses.

Paulo Lopes Graça pensa que o número de eventos culturais vai ter tendência a aumentar, graças ao acumular de experiências passadas, o aumento da comunidade portuguesa e de alunos que estudam português.

O primeiro-secretário também gostaria de ver se desenvolver um diálogo cultural enriquecedor entre os dois países.

“Os dois países conheceram eventos traumáticos, uma transição para a democracia muito recente, um grande crescimento económico, crises (…) todos estes acontecimentos históricos marcam a expressão cultural da Coreia do Sul e de Portugal. Por isso é bom pô-los em contacto e permitir o diálogo entre os dois. Acho que pode ser enriquecedor” explicou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …