Artista mostra todo o Universo conhecido numa única e formidável imagem

Pablo Carlos Budassi / Wikimedia

Conceito artístico do aspecto de todo o Universo conhecido / observável numa única imagem radial logarítmica, por Pablo Carlos Budassi

O artista Pablo Carlos Budassi criou uma extraordinária imagem radial com o conceito artístico, numa escala logarítmica, de todo o universo observável, com o nosso sistema solar no centro.

Além do Sol, da Terra e dos planetas do sistema solar, é possível reconhecer na imagem a Cintura de Kuiper, a Nuvem de Oort, a estrela Alpha Centauri, o Braço de Perseus da Via Láctea, a galáxia de Andrómeda e outras galáxias próximas.

A imagem inclui ainda representações da teia cósmica e da radiação cósmica de micro-ondas, tudo englobado num anel com o plasma invisível produzido pelo Big Bang.

A ilustração, criada pelo músico e artista sul-americano Pablo Carlos Budassi, foi baseada em mapas logarítmicos do universo reunidos por investigadores da Universidade de Princeton, nos EUA, e em imagens produzidas pela NASA com base em observações feitas pelos seus telescópios e sondas espaciais.

A equipe de Princeton, liderada pelos astrónomos J Richard Gott e Mario Juric, baseou os seus mapas logarítmicos do universo em dados do Sloan Digital Sky Survey, que ao longo dos últimos 15 anos varreu o céu com um telescópio grande angular localizado no Novo México, EUA.

Os dados recolhidos por Gott r Juric permitiram criar as mais detalhadas representações já feitas do universo, incluindo mais de 3 milhões de objectos astronómicos.

Um logaritmo dá uma grande ajuda

Os mapas logarítmicos são uma forma útil de visualizar algo que seja tão inconcebivelmente grande como o universo observável.

A escala logarítmica usa o logaritmo de uma grandeza em vez da grandeza propriamente dita. Neste mapa, cada incremento nos eixos aumenta uma ordem de grandeza, ou seja, um factor de 10.

Isso significa que 1 cm no centro da imagem representa uma dada distância no Universo, e que o cm adjacente no mesmo raio, mais afastado do centro, representa uma distância 10 vezes superior, a assim consecutivamente.

Embora valiosos, os mapas logarítmicos não são muito agradáveis de se ver, pelo que Budassi decidiu transformar essas informações em algo um pouco mais palpável.

A ideia de criar a visualização num círculo gigante ocorreu a Budassi enquanto fazia hexaflexágonos para o primeiro aniversário do seu filho.

Hexaflexágonos são polígonos de papel com um número aparentemente grande de superfícies.

“Estava a desenhar hexaflexágonos – eram uma prenda de lembrança para o aniversário do meu filho – e comecei a desenhar pontos de vista centrais do cosmos e do sistema solar”, contou Budassi ao Tech Insider.

Nesse dia, surgiu-lhe a ideia de uma visão logarítmica. A seguir, Budassi usou o Photoshop, imagens da NASA e algumas texturas de criação própria para chegar ao formidável resultado final que obteve.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …