Artista mostra todo o Universo conhecido numa única e formidável imagem

Pablo Carlos Budassi / Wikimedia

Conceito artístico do aspecto de todo o Universo conhecido / observável numa única imagem radial logarítmica, por Pablo Carlos Budassi

O artista Pablo Carlos Budassi criou uma extraordinária imagem radial com o conceito artístico, numa escala logarítmica, de todo o universo observável, com o nosso sistema solar no centro.

Além do Sol, da Terra e dos planetas do sistema solar, é possível reconhecer na imagem a Cintura de Kuiper, a Nuvem de Oort, a estrela Alpha Centauri, o Braço de Perseus da Via Láctea, a galáxia de Andrómeda e outras galáxias próximas.

A imagem inclui ainda representações da teia cósmica e da radiação cósmica de micro-ondas, tudo englobado num anel com o plasma invisível produzido pelo Big Bang.

A ilustração, criada pelo músico e artista sul-americano Pablo Carlos Budassi, foi baseada em mapas logarítmicos do universo reunidos por investigadores da Universidade de Princeton, nos EUA, e em imagens produzidas pela NASA com base em observações feitas pelos seus telescópios e sondas espaciais.

A equipe de Princeton, liderada pelos astrónomos J Richard Gott e Mario Juric, baseou os seus mapas logarítmicos do universo em dados do Sloan Digital Sky Survey, que ao longo dos últimos 15 anos varreu o céu com um telescópio grande angular localizado no Novo México, EUA.

Os dados recolhidos por Gott r Juric permitiram criar as mais detalhadas representações já feitas do universo, incluindo mais de 3 milhões de objectos astronómicos.

Um logaritmo dá uma grande ajuda

Os mapas logarítmicos são uma forma útil de visualizar algo que seja tão inconcebivelmente grande como o universo observável.

A escala logarítmica usa o logaritmo de uma grandeza em vez da grandeza propriamente dita. Neste mapa, cada incremento nos eixos aumenta uma ordem de grandeza, ou seja, um factor de 10.

Isso significa que 1 cm no centro da imagem representa uma dada distância no Universo, e que o cm adjacente no mesmo raio, mais afastado do centro, representa uma distância 10 vezes superior, a assim consecutivamente.

Embora valiosos, os mapas logarítmicos não são muito agradáveis de se ver, pelo que Budassi decidiu transformar essas informações em algo um pouco mais palpável.

A ideia de criar a visualização num círculo gigante ocorreu a Budassi enquanto fazia hexaflexágonos para o primeiro aniversário do seu filho.

Hexaflexágonos são polígonos de papel com um número aparentemente grande de superfícies.

“Estava a desenhar hexaflexágonos – eram uma prenda de lembrança para o aniversário do meu filho – e comecei a desenhar pontos de vista centrais do cosmos e do sistema solar”, contou Budassi ao Tech Insider.

Nesse dia, surgiu-lhe a ideia de uma visão logarítmica. A seguir, Budassi usou o Photoshop, imagens da NASA e algumas texturas de criação própria para chegar ao formidável resultado final que obteve.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …