Cabeça com 3.000 anos pode ser a representação do rosto do Deus dos israelitas

Clara Amit / Israel Antiquities Authority

Uma cabeça de barro, com quase 3.000 anos, pode ser uma representação rara de Javé, o Deus dos israelitas.

Uma cabeça feita de barro, encontrada no famoso sítio arqueológico de Khirbet Qeiyafa, em Israel, pode ser uma rara representação de Javé, o Deus dos Israelitas. O artefacto, com quase 3 mil anos, foi encontrado por uma equipa de arqueólogos e o artigo científico com as descobertas foi publicado na Biblical Archaeology Review.

De acordo com a bíblia, a população foi proibida de criar representações para adorar. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”, (Êxodo 20: 4).

Os arqueólogos acreditam que a cabeça de barro de cinco centímetros faz parte de uma estátua. Para o arqueólogo e líder da pesquisa, Yosef Garfinkel, a peça completa representava Javé em cima de um cavalo, uma vez que vários “relatos bíblicos falam de Javé a cavalgar nos céus”.

“Como a base do pescoço da figura está bem trabalhada, é provável que a cabeça estivesse presa a outro objeto, como um corpo”, escreveu Garfinkel, citado pelo Live Science.

No entanto, a teoria dos arqueólogos não foi aceite por todos. Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, não concordaram com esta hipótese.

“Embora não possamos descartar a possibilidade de as cabeças humanas retratarem deuses, elas não têm marcas, símbolos ou atributos encontrados em figuras e representações visuais em todo o antigo Oriente. Além disso, pesquisas arqueológicas e históricas indicam que, há cerca de 3 mil anos, o Deus nem sequer era adorado na região, e além de não de que não era o único Deus de Israel”, escreveram.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E a próxima múmia feminina a ser encontrada é de Cleópatra. E o próximo osso antigo é o elo perdido. O que alguns arqueólogos encontram há de ser muito importante. É sempre bom criar expectativas aos seus investidores mas algumas afirmações roçam o ridículo. Como esta em que tudo aponta para o contrário.

RESPONDER

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …