Pinturas rupestres com mais de 12 mil anos encontradas em Espanha

(dr)

-

Um grupo de arqueólogos espanhóis afirma ter descoberto pinturas rupestres que remontam à era do Paleolítico, no Norte da Espanha.

A descoberta deste conjunto excecional de desenhos rupestres do Paleolítico foi feita numa gruta 300 metros abaixo da terra, numa região de Espanha que já é conhecida pela grande quantidade de pinturas deste tipo.

Estima-se que existam pelo menos 70 pinturas de animais – bisontes, cabras e cervos -, datadas entre 12.500 e 14.500 anos atrás, que se estendem por aproximadamente 100 metros da gruta.

A gruta Atxurra situa-se a cerca de 50 km da cidade de Bilbao, no País Basco.

“Todas as grafias mostram uma notável coerência interna, que pode ser atribuída ao final do Paleolítico Superior”, informaram em comunicado as autoridades. De acordo com as análises iniciais, acredita-se que as pinturas tenham sido feitas num período compreendido entre 12,500 e 14,500 anos atrás.

Lorea Bilbao, secretária da cultura da comunidade autónoma do País Basco, afirmou que depois desta descoberta “Atxurra pode ser considerada hoje a gruta com o maior número de gravuras“.

As pinturas foram-se desgastando ao longo dos anos, ficando quase invisíveis aos olhares não treinados – para conservar as obras, a caverna permanecerá fechada para o público.

Em 2014, um grupo de espeleólogos (pesquisadores de cavernas e grutas) foi encarregado de explorar a caverna, descoberta em 1929. Em setembro de 2015, os especialistas encontraram as pinturas rupestres, mas a informação não tinha sido divulgada até agora.

No norte de Espanha, existe um grande número de cavernas decoradas com pinturas rupestres do Paleolítico.

Algumas delas, principalmente as gruta de Altamira, com sua multicolorida Sala dos Bisontes’, foram incluídas no património mundial da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …