Pinturas rupestres com mais de 12 mil anos encontradas em Espanha

(dr)

-

Um grupo de arqueólogos espanhóis afirma ter descoberto pinturas rupestres que remontam à era do Paleolítico, no Norte da Espanha.

A descoberta deste conjunto excecional de desenhos rupestres do Paleolítico foi feita numa gruta 300 metros abaixo da terra, numa região de Espanha que já é conhecida pela grande quantidade de pinturas deste tipo.

Estima-se que existam pelo menos 70 pinturas de animais – bisontes, cabras e cervos -, datadas entre 12.500 e 14.500 anos atrás, que se estendem por aproximadamente 100 metros da gruta.

A gruta Atxurra situa-se a cerca de 50 km da cidade de Bilbao, no País Basco.

“Todas as grafias mostram uma notável coerência interna, que pode ser atribuída ao final do Paleolítico Superior”, informaram em comunicado as autoridades. De acordo com as análises iniciais, acredita-se que as pinturas tenham sido feitas num período compreendido entre 12,500 e 14,500 anos atrás.

Lorea Bilbao, secretária da cultura da comunidade autónoma do País Basco, afirmou que depois desta descoberta “Atxurra pode ser considerada hoje a gruta com o maior número de gravuras“.

As pinturas foram-se desgastando ao longo dos anos, ficando quase invisíveis aos olhares não treinados – para conservar as obras, a caverna permanecerá fechada para o público.

Em 2014, um grupo de espeleólogos (pesquisadores de cavernas e grutas) foi encarregado de explorar a caverna, descoberta em 1929. Em setembro de 2015, os especialistas encontraram as pinturas rupestres, mas a informação não tinha sido divulgada até agora.

No norte de Espanha, existe um grande número de cavernas decoradas com pinturas rupestres do Paleolítico.

Algumas delas, principalmente as gruta de Altamira, com sua multicolorida Sala dos Bisontes’, foram incluídas no património mundial da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …

O interior dos buracos negros cresce (quase) para sempre

Os buracos negros são sugadores exímios, e nem a luz consegue escapar. Mas por que razão continuam a expandir-se? Agora, um dos maiores físicos do mundo apresentou uma nova explicação. Leonard Susskind propôs uma solução para …

"Animais não são prendas." Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. "Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal." Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União …

Lojas sul-coreanas param de vender polémica máscara de beleza "Kim Jong-un"

Uma empresa de produtos de beleza da Coreia do Sul parou de vender uma máscara de beleza com uma imagem do líder norte-coreano Kim Jong-un depois de o assunto se tornar polémico. A empresa diz ter …

Alemanha indemniza sobreviventes do regime nazi retirados do país em crianças

Em crianças, foram retirados aos pais por causa do regime nazi. Agora, a Alemanha vai indemnizá-los, informou segunda-feira a organização que negoceia as compensações com o Governo alemão. A organização Conferência sobre Reivindicações Materiais Judaicas Contra …