A arte pode revelar primeiros sinais de doenças como Parkinson e Alzheimer

hannibal1107 / Flickr

“A Persistência da Memória” (1931) de Salvador Dalí

Uma análise detalhada das pinturas de artistas que mais tarde desenvolveram doenças neurológicas revelou intrigantes pistas sobre mudanças cerebrais ocorridas anos antes do surgimento dos sintomas.

O método matemático, chamado análise fractal, observa padrões recorrentes presentes tanto na matemática como no mundo natural.

Padrões fractais podem ser encontrados, por exemplo, em árvores, nuvens e também nas ondas emitidas pelo cérebro ou por batimentos cardíacos.

O mesmo se aplica às pinturas de artistas, que podem ser comparadas à sua escrita.

A psicóloga Alex Forsythe, da Universidade de Liverpool, em Inglaterra, realizou análises fractais a mais de 2 mil pinturas feitas por sete artistas famosos.

Pablo Picasso, Claude Monet, Marc Chagall (que não tinham diagnóstico conhecido de doenças neurológicas), Salvador Dalí, Norval Morrisseau (que tinham Parkinson), Willem de Kooning e James Brooks (que sofriam de Alzheimer), foram os artistas analisados no estudo.

De acordo com o estudo publicado no Neuropsychology, a investigadora encontrou minúsculas variações nos padrões observados nas pinturas dos artistas.

No entanto, nos trabalhos daqueles que mais tarde desenvolveram demência ou Parkinson, os padrões alteraram-se de uma maneira peculiar.

“O que verificamos é que, até 20 anos antes de serem diagnosticados com algum transtorno neurológico, o conteúdo fractal nas pinturas desses artistas começou a diminuir”, afirmou Forsythe.

Segundo a investigadora, nas obras de arte de Kooning e Brooks – que ambos tinham Alzheimer – a dimensão fractal caiu abruptamente entre os 40 e 80 anos.

Mas no caso de artistas como Monet e Picasso que, pelo que se sabe, morreram sem doenças neurológicas, os padrões nas pinturas não sofreram grandes alterações.

Segundo a especialista, este estudo não ajudará a diagnosticar a demência ou outras doenças neurológicas, mas oferece revelações importantes sobre mudanças que podem ocorrer no cérebro vários anos antes de surgir uma doença neurológica.

“Tudo o que nos ajuda a entender melhor o funcionamento do cérebro tem utilidade ao direcionar-nos para caminhos futuros de investigação”, disse Forsythe.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …