A arte pode revelar primeiros sinais de doenças como Parkinson e Alzheimer

hannibal1107 / Flickr

“A Persistência da Memória” (1931) de Salvador Dalí

Uma análise detalhada das pinturas de artistas que mais tarde desenvolveram doenças neurológicas revelou intrigantes pistas sobre mudanças cerebrais ocorridas anos antes do surgimento dos sintomas.

O método matemático, chamado análise fractal, observa padrões recorrentes presentes tanto na matemática como no mundo natural.

Padrões fractais podem ser encontrados, por exemplo, em árvores, nuvens e também nas ondas emitidas pelo cérebro ou por batimentos cardíacos.

O mesmo se aplica às pinturas de artistas, que podem ser comparadas à sua escrita.

A psicóloga Alex Forsythe, da Universidade de Liverpool, em Inglaterra, realizou análises fractais a mais de 2 mil pinturas feitas por sete artistas famosos.

Pablo Picasso, Claude Monet, Marc Chagall (que não tinham diagnóstico conhecido de doenças neurológicas), Salvador Dalí, Norval Morrisseau (que tinham Parkinson), Willem de Kooning e James Brooks (que sofriam de Alzheimer), foram os artistas analisados no estudo.

De acordo com o estudo publicado no Neuropsychology, a investigadora encontrou minúsculas variações nos padrões observados nas pinturas dos artistas.

No entanto, nos trabalhos daqueles que mais tarde desenvolveram demência ou Parkinson, os padrões alteraram-se de uma maneira peculiar.

“O que verificamos é que, até 20 anos antes de serem diagnosticados com algum transtorno neurológico, o conteúdo fractal nas pinturas desses artistas começou a diminuir”, afirmou Forsythe.

Segundo a investigadora, nas obras de arte de Kooning e Brooks – que ambos tinham Alzheimer – a dimensão fractal caiu abruptamente entre os 40 e 80 anos.

Mas no caso de artistas como Monet e Picasso que, pelo que se sabe, morreram sem doenças neurológicas, os padrões nas pinturas não sofreram grandes alterações.

Segundo a especialista, este estudo não ajudará a diagnosticar a demência ou outras doenças neurológicas, mas oferece revelações importantes sobre mudanças que podem ocorrer no cérebro vários anos antes de surgir uma doença neurológica.

“Tudo o que nos ajuda a entender melhor o funcionamento do cérebro tem utilidade ao direcionar-nos para caminhos futuros de investigação”, disse Forsythe.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …