A arte pode revelar primeiros sinais de doenças como Parkinson e Alzheimer

hannibal1107 / Flickr

“A Persistência da Memória” (1931) de Salvador Dalí

Uma análise detalhada das pinturas de artistas que mais tarde desenvolveram doenças neurológicas revelou intrigantes pistas sobre mudanças cerebrais ocorridas anos antes do surgimento dos sintomas.

O método matemático, chamado análise fractal, observa padrões recorrentes presentes tanto na matemática como no mundo natural.

Padrões fractais podem ser encontrados, por exemplo, em árvores, nuvens e também nas ondas emitidas pelo cérebro ou por batimentos cardíacos.

O mesmo se aplica às pinturas de artistas, que podem ser comparadas à sua escrita.

A psicóloga Alex Forsythe, da Universidade de Liverpool, em Inglaterra, realizou análises fractais a mais de 2 mil pinturas feitas por sete artistas famosos.

Pablo Picasso, Claude Monet, Marc Chagall (que não tinham diagnóstico conhecido de doenças neurológicas), Salvador Dalí, Norval Morrisseau (que tinham Parkinson), Willem de Kooning e James Brooks (que sofriam de Alzheimer), foram os artistas analisados no estudo.

De acordo com o estudo publicado no Neuropsychology, a investigadora encontrou minúsculas variações nos padrões observados nas pinturas dos artistas.

No entanto, nos trabalhos daqueles que mais tarde desenvolveram demência ou Parkinson, os padrões alteraram-se de uma maneira peculiar.

“O que verificamos é que, até 20 anos antes de serem diagnosticados com algum transtorno neurológico, o conteúdo fractal nas pinturas desses artistas começou a diminuir”, afirmou Forsythe.

Segundo a investigadora, nas obras de arte de Kooning e Brooks – que ambos tinham Alzheimer – a dimensão fractal caiu abruptamente entre os 40 e 80 anos.

Mas no caso de artistas como Monet e Picasso que, pelo que se sabe, morreram sem doenças neurológicas, os padrões nas pinturas não sofreram grandes alterações.

Segundo a especialista, este estudo não ajudará a diagnosticar a demência ou outras doenças neurológicas, mas oferece revelações importantes sobre mudanças que podem ocorrer no cérebro vários anos antes de surgir uma doença neurológica.

“Tudo o que nos ajuda a entender melhor o funcionamento do cérebro tem utilidade ao direcionar-nos para caminhos futuros de investigação”, disse Forsythe.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …