A arte pode revelar primeiros sinais de doenças como Parkinson e Alzheimer

hannibal1107 / Flickr

“A Persistência da Memória” (1931) de Salvador Dalí

Uma análise detalhada das pinturas de artistas que mais tarde desenvolveram doenças neurológicas revelou intrigantes pistas sobre mudanças cerebrais ocorridas anos antes do surgimento dos sintomas.

O método matemático, chamado análise fractal, observa padrões recorrentes presentes tanto na matemática como no mundo natural.

Padrões fractais podem ser encontrados, por exemplo, em árvores, nuvens e também nas ondas emitidas pelo cérebro ou por batimentos cardíacos.

O mesmo se aplica às pinturas de artistas, que podem ser comparadas à sua escrita.

A psicóloga Alex Forsythe, da Universidade de Liverpool, em Inglaterra, realizou análises fractais a mais de 2 mil pinturas feitas por sete artistas famosos.

Pablo Picasso, Claude Monet, Marc Chagall (que não tinham diagnóstico conhecido de doenças neurológicas), Salvador Dalí, Norval Morrisseau (que tinham Parkinson), Willem de Kooning e James Brooks (que sofriam de Alzheimer), foram os artistas analisados no estudo.

De acordo com o estudo publicado no Neuropsychology, a investigadora encontrou minúsculas variações nos padrões observados nas pinturas dos artistas.

No entanto, nos trabalhos daqueles que mais tarde desenvolveram demência ou Parkinson, os padrões alteraram-se de uma maneira peculiar.

“O que verificamos é que, até 20 anos antes de serem diagnosticados com algum transtorno neurológico, o conteúdo fractal nas pinturas desses artistas começou a diminuir”, afirmou Forsythe.

Segundo a investigadora, nas obras de arte de Kooning e Brooks – que ambos tinham Alzheimer – a dimensão fractal caiu abruptamente entre os 40 e 80 anos.

Mas no caso de artistas como Monet e Picasso que, pelo que se sabe, morreram sem doenças neurológicas, os padrões nas pinturas não sofreram grandes alterações.

Segundo a especialista, este estudo não ajudará a diagnosticar a demência ou outras doenças neurológicas, mas oferece revelações importantes sobre mudanças que podem ocorrer no cérebro vários anos antes de surgir uma doença neurológica.

“Tudo o que nos ajuda a entender melhor o funcionamento do cérebro tem utilidade ao direcionar-nos para caminhos futuros de investigação”, disse Forsythe.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …