/

Arrendar casa de 25 m2 em Lisboa pode custar 2.300 euros

7

Ricardo Garcia Pereira é arquiteto e queria comprar uma casa em Lisboa. Ao deparar-se com preços exorbitantes  e “situações absurdas” criou uma página no facebook onde denuncia os preços “estratosféricos”.

As “situações absurdas” encontradas levaram o arquiteto a avançar com o projeto “Negócios de Sonho” cujo “objetivo é denunciar, através da ironia e do humor, os preços estratosféricos que se praticam em Lisboa”.

“A ideia é reduzir a situação ao ridículo”, explicou à Sábado, revelando que muita gente não acreditava nos valores que ele dizia encontrar – e que vão desde quartos para arrendar por 3 mil euros ou T0 de 32m² por 334.800 euros.

O arquiteto avança até com uma explicação para os preços praticados que, segundo o Fundo Monetário Internacional, aumentaram em 15% num período de dois anos: “Se repararmos bem, grande parte dos anúncios são dirigidos a estudantes estrangeiros e por isso é que estão traduzidos para inglês. O que para eles é um pouco alto é insuportável para os portugueses”.

Ricardo usa o humor e a ironia para denunciar as situações que vai encontrando, como um T0 de 27 m2: “Em plena Rua do Crucifixo pode crucificar 300 mil euros num imóvel… é tão pequeno que talvez dê para arrastar pelas ruas”, contou.

Além do aumento do investimento direto na compra de imóveis por estrangeiros que beneficiam de condições especiais, também muitas empresas de construção passaram a apostar na recuperação de prédios e habitações para turistas arrendarem.

O sonho de hoje é um sonho de um príncipe que ainda não é Rei…2.358€/mês por um T1 com 25m2."Diz que é prós lados…

Publicado por Negócios de Sonho em Terça-feira, 11 de Julho de 2017

Em 2016, o investimento direto estrangeiro neste setor totalizou 6,2 mil milhões de euros, mais 50% face a 2014, segundo dados do Banco de Portugal. Os franceses são os principais e preferem comprar.

Outros compradores incluem brasileiros, chineses, turcos, iranianos ou libaneses (ainda há angolanos, mas em menor número), que tiram parte do património, do risco e da instabilidade doméstica para a Europa – Portugal, seguro, barato, acolhedor e no radar é visto como uma oportunidade agradável de investimento.

O efeito da presença dos estrangeiros no sector imobiliário faz-se sentir igualmente no setor do mercado de alojamento local. Em Março deste ano havia 10.9698 propriedades em Lisboa listadas com ativas no Airbnb e 4.269 no Porto, segundo a empresa norte-americana Airdna, uma consultora que analisa este mercado.

Ricardo Garcia Pereira também fez uma pesquisa para demonstrar o quanto o mercado dificulta a vida aos locais.

“Procurei T1 e T2 para alugar em Lisboa com valores de 350 e 650 euros – número atingido tendo em conta que não se deve ultrapassar 33% do rendimento disponível na habitação. Encontrei quatro casos para a primeira tipologia e três para a segunda. Em contrapartida, havia mais de 10 mil Airbnb ativos“, revelou.

ZAP //

7 Comments

  1. é uma vergonha os valores que se praticam em Lisboa, já vi casas com 45 m2, por 650 euros, autenticos palheiros, ando há 2 anos à procura de 1 T1 e nao encontro nada que possa pagar.

  2. Mas qual é o problema? Se o proprietário acha que o apartamento dele vale o dinheiro porque é estes vêm agora achar que até nos preços dos outros mandam? Porra para as esquerdas do socialismo e comunismo que pensam que é tudo deles.

    • Uou, uou, uou!!! Mas quem falou em esquerdas do socialismo e comunismo? Está a sonhar? Eu; que até sou “esquerda do socialismo”, (bem melhor que extrema direita “alaranjada”) acho um disparate criticarem os preços, que não deixam de ser exorbitantes. Que tem dinheiro para pagar algo que vale bem acima do seu valor real, que pague! Quem não tiver, paciência… E agora, Senhor manuel Santos? Como ficamos? Continua convencido que sabe as razões da “indignação”?

      • Errado. Mas primeiro eu não sou direita alaranjada e colar a direita alaranjada à extrema direita é digno de mantecapto.
        Mesmo que o prédio valha muito menos do que aquilo que estão a pedir, está no direito do proprietário achar que vale mais. Ou até nisso querem mandar? Facismo neste caso é mesmo de esquerda, não de direita. Basta olhar para o caso do Nicolas Maduro que quer controlar tudo.
        A isto chama lei do mercado, oferta e procura.

      • “colar a direita alaranjada à extrema direita é digno de mantecapto”. Será? Fascismo de esquerda? Bem… Agora já ouvi tudo. E até estávamos de acordo com a liberdade do proprietário fazer o preço que lhe apetecesse. O senhor Nicolas Maduro diz-se de esquerda mas não o é. Talvez até tenha sido (como o Fidel) mas quando o poder sobe à cabeça, lá a esquerda muda de “direcção”… Não sabia? Então vai continuar a não saber! mas sabe que mais? Sei que não concorda comigo (aliás tenho a certeza) mas há uma coisa excelente que a ESQUERDA (e não a direita) conseguiu: Liberdade de Expressão!!! Fique com a sua (por mais disparatada que seja) que eu fico com a minha!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.