Revelado o arquiteto-mistério da famosa Torre de Pisa. Tinha vergonha da sua obra

cosmos_72 / Flickr

A historica Torre de Pisa, em Itália

Um dos monumentos mais famosos de Itália, a Torre de Pisa, sempre foi um mistério. O nome do arquiteto que a projetou era, até agora, desconhecido.

A nova hipótese é de Giulia Ammannati, investigadora de Paleografia da Escola Superior Normal de Pisa, que decifrou uma inscrição encontrada em escavações realizadas em 1838 em torno da base do monumento e a revelou num livro sobre a catedral de Pisa.

Na inscrição, apenas se lia claramente o nome “Bonanus civis Pisanus”, que se pensou que indicava a sua sepultura. O estudo da reconstrução das letras e palavras do resto da inscrição levou a investigadora a uma palavra-chave: “Opus”, que significa “obra”.

Essa palavra muda radicalmente o sentido que, até agora, se dava à natureza da inscrição. Antes, era considerada unicamente uma informação sobre a sepultura, agora é claramente considerada a “assinatura” da obra.

Gravada em pedra, estava uma frase que Giulia Ammannati conseguiu decifrar. “Tenho a certeza de que levantei e fundei uma obra maravilhosa acima de qualquer outra, sou o cidadão de Pisa chamado Bonanno”.

As palavras deixaram poucas dúvidas sobre a pessoa que projetou a Torre de Pisa: Bonanno Pisano, um arquiteto e escultor do século XII, que desenvolveu o seu trabalho principalmente na cidade de Pisa.

Segundo o estudo, Bonanno ter-se-á orgulhado do seu trabalho, mas pode ter ficado desiludido com o facto de a estrutura ter começado a entortar. Assim, passou a sentir vergonha da sua própria obra.

”[Ele] expressa todo o seu orgulho de ser o arquiteto. Bonanno ergueu a torre certa da sua grande beleza e confiante de que seria um monumento incrível”, afirmou Ammannati ao jornal britânico The Telegraph. “Quando a torre estava parcialmente construída, já estava inclinada devido ao solo húmido, foi abandonada e deixada incompleta após a morte de Bonanno”.

Bonanno foi um homem com uma vida misteriosa e não deixou muitos rastros da sua vida pessoal. Sabe-se apenas que Bonanno Pisano ativo nas décadas de 1170 e 1180, foi um escultor italiano que misturou elementos bizantinos e clássicos. Pisano nasceu em Pisa, onde trabalhou toda sua vida. Morreu na mesma cidade e foi enterrado na base da Torre de Pisa, sendo o seu sarcófago descoberto em 1820.

De acordo com a ABC, este estudo ainda terá de ser corroborado por outros detalhes que atestam a “paternidade” do majestoso monumento. Por exemplo, é necessário saber exatamente em que anos o escultor e arquiteto Bonanno viveu e trabalhou. Sabe-se com certeza que a torre começou a ser construída no início do século XII.

Giorgio Vasari, famoso arquiteto, pintor e escritor, já tinha atribuído, no passado, a Bonanno a torre inclinada mais famosa do mundo. Apesar da atribuição feita por Vasari, a identidade do autor da torre tem sido um mistério, pois não havia evidências conclusivas.

A construção da Torre de Pisa começou em 1173 e o monumento começou a inclinar-se quase de imediato, dado que o terreno onde foi construída era demasiado suave para aguentar o peso do monumento. Em 1990, a torre foi fechada ao público por risco de insegurança. Na altura, a inclinação alcançava os 4,5 metros na vertical.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …