Revelado o arquiteto-mistério da famosa Torre de Pisa. Tinha vergonha da sua obra

cosmos_72 / Flickr

A historica Torre de Pisa, em Itália

Um dos monumentos mais famosos de Itália, a Torre de Pisa, sempre foi um mistério. O nome do arquiteto que a projetou era, até agora, desconhecido.

A nova hipótese é de Giulia Ammannati, investigadora de Paleografia da Escola Superior Normal de Pisa, que decifrou uma inscrição encontrada em escavações realizadas em 1838 em torno da base do monumento e a revelou num livro sobre a catedral de Pisa.

Na inscrição, apenas se lia claramente o nome “Bonanus civis Pisanus”, que se pensou que indicava a sua sepultura. O estudo da reconstrução das letras e palavras do resto da inscrição levou a investigadora a uma palavra-chave: “Opus”, que significa “obra”.

Essa palavra muda radicalmente o sentido que, até agora, se dava à natureza da inscrição. Antes, era considerada unicamente uma informação sobre a sepultura, agora é claramente considerada a “assinatura” da obra.

Gravada em pedra, estava uma frase que Giulia Ammannati conseguiu decifrar. “Tenho a certeza de que levantei e fundei uma obra maravilhosa acima de qualquer outra, sou o cidadão de Pisa chamado Bonanno”.

As palavras deixaram poucas dúvidas sobre a pessoa que projetou a Torre de Pisa: Bonanno Pisano, um arquiteto e escultor do século XII, que desenvolveu o seu trabalho principalmente na cidade de Pisa.

Segundo o estudo, Bonanno ter-se-á orgulhado do seu trabalho, mas pode ter ficado desiludido com o facto de a estrutura ter começado a entortar. Assim, passou a sentir vergonha da sua própria obra.

”[Ele] expressa todo o seu orgulho de ser o arquiteto. Bonanno ergueu a torre certa da sua grande beleza e confiante de que seria um monumento incrível”, afirmou Ammannati ao jornal britânico The Telegraph. “Quando a torre estava parcialmente construída, já estava inclinada devido ao solo húmido, foi abandonada e deixada incompleta após a morte de Bonanno”.

Bonanno foi um homem com uma vida misteriosa e não deixou muitos rastros da sua vida pessoal. Sabe-se apenas que Bonanno Pisano ativo nas décadas de 1170 e 1180, foi um escultor italiano que misturou elementos bizantinos e clássicos. Pisano nasceu em Pisa, onde trabalhou toda sua vida. Morreu na mesma cidade e foi enterrado na base da Torre de Pisa, sendo o seu sarcófago descoberto em 1820.

De acordo com a ABC, este estudo ainda terá de ser corroborado por outros detalhes que atestam a “paternidade” do majestoso monumento. Por exemplo, é necessário saber exatamente em que anos o escultor e arquiteto Bonanno viveu e trabalhou. Sabe-se com certeza que a torre começou a ser construída no início do século XII.

Giorgio Vasari, famoso arquiteto, pintor e escritor, já tinha atribuído, no passado, a Bonanno a torre inclinada mais famosa do mundo. Apesar da atribuição feita por Vasari, a identidade do autor da torre tem sido um mistério, pois não havia evidências conclusivas.

A construção da Torre de Pisa começou em 1173 e o monumento começou a inclinar-se quase de imediato, dado que o terreno onde foi construída era demasiado suave para aguentar o peso do monumento. Em 1990, a torre foi fechada ao público por risco de insegurança. Na altura, a inclinação alcançava os 4,5 metros na vertical.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …