Um dos monumentos mais famosos de Itália, a Torre de Pisa, sempre foi um mistério. O nome do arquiteto que a projetou era, até agora, desconhecido.
A nova hipótese é de Giulia Ammannati, investigadora de Paleografia da Escola Superior Normal de Pisa, que decifrou uma inscrição encontrada em escavações realizadas em 1838 em torno da base do monumento e a revelou num livro sobre a catedral de Pisa.
Na inscrição, apenas se lia claramente o nome “Bonanus civis Pisanus”, que se pensou que indicava a sua sepultura. O estudo da reconstrução das letras e palavras do resto da inscrição levou a investigadora a uma palavra-chave: “Opus”, que significa “obra”.
Essa palavra muda radicalmente o sentido que, até agora, se dava à natureza da inscrição. Antes, era considerada unicamente uma informação sobre a sepultura, agora é claramente considerada a “assinatura” da obra.
Gravada em pedra, estava uma frase que Giulia Ammannati conseguiu decifrar. “Tenho a certeza de que levantei e fundei uma obra maravilhosa acima de qualquer outra, sou o cidadão de Pisa chamado Bonanno”.
As palavras deixaram poucas dúvidas sobre a pessoa que projetou a Torre de Pisa: Bonanno Pisano, um arquiteto e escultor do século XII, que desenvolveu o seu trabalho principalmente na cidade de Pisa.
Segundo o estudo, Bonanno ter-se-á orgulhado do seu trabalho, mas pode ter ficado desiludido com o facto de a estrutura ter começado a entortar. Assim, passou a sentir vergonha da sua própria obra.
”[Ele] expressa todo o seu orgulho de ser o arquiteto. Bonanno ergueu a torre certa da sua grande beleza e confiante de que seria um monumento incrível”, afirmou Ammannati ao jornal britânico The Telegraph. “Quando a torre estava parcialmente construída, já estava inclinada devido ao solo húmido, foi abandonada e deixada incompleta após a morte de Bonanno”.
Bonanno foi um homem com uma vida misteriosa e não deixou muitos rastros da sua vida pessoal. Sabe-se apenas que Bonanno Pisano ativo nas décadas de 1170 e 1180, foi um escultor italiano que misturou elementos bizantinos e clássicos. Pisano nasceu em Pisa, onde trabalhou toda sua vida. Morreu na mesma cidade e foi enterrado na base da Torre de Pisa, sendo o seu sarcófago descoberto em 1820.
De acordo com a ABC, este estudo ainda terá de ser corroborado por outros detalhes que atestam a “paternidade” do majestoso monumento. Por exemplo, é necessário saber exatamente em que anos o escultor e arquiteto Bonanno viveu e trabalhou. Sabe-se com certeza que a torre começou a ser construída no início do século XII.
Giorgio Vasari, famoso arquiteto, pintor e escritor, já tinha atribuído, no passado, a Bonanno a torre inclinada mais famosa do mundo. Apesar da atribuição feita por Vasari, a identidade do autor da torre tem sido um mistério, pois não havia evidências conclusivas.
A construção da Torre de Pisa começou em 1173 e o monumento começou a inclinar-se quase de imediato, dado que o terreno onde foi construída era demasiado suave para aguentar o peso do monumento. Em 1990, a torre foi fechada ao público por risco de insegurança. Na altura, a inclinação alcançava os 4,5 metros na vertical.