/

Arqueólogos turcos acreditam ter encontrado a sepultura do “Pai Natal”

3

The Museum of Saint Nicholas

Túmulo de S. Nicolau no Museu do Pai Natal, em Demre, na Turquia, pode, afinal, conter restos mortais de padre anónimo.

Arqueólogos turcos acreditam ter descoberto a verdadeira sepultura de S. Nicolau, o Santo mais conhecido como “Pai Natal”, por debaixo de uma Igreja na província de Antalya, no sul da Turquia.

Segundo o jornal turco Daily Sabah, uma equipa de arqueólogos conduzia pesquisas digitais por baixo da superfície da Igreja de São Nicolau, em Demre, na província de Antalya, na Turquia, quando encontrou uma secção especial que contém um relicário com uma sepultura.

No chamado Museu do Pai Natal, uma antiga Igreja em Demre, localidade considerada local de nascimento de São Nicolau, há um sarcófago que os arqueólogos acreditavam ser o do Santo. Mas especialistas turcos alegam que os vestígios mortais no sarcófago pertencem, na verdade, a um padre anónimo.

A sepultura agora encontrada na Igreja de Demre pode então, acreditam os arqueólogos envolvidos na pesquisa, revelar os verdadeiros restos mortais de São Nicolau.

O responsável da Autoridade dos Monumentos de Antalya, Cemil Karabayram, salienta à imprensa turca que “o santuário não está danificado, mas é bastante difícil chegar a ele, já que há mosaicos no chão”.

Assim, será preciso escalar cada azulejo, um a um, e removê-los como um todo num molde, explica Karabayram, que acrescenta que a Autoridade dos Monumentos procura agora investigadores especializados para realizar o resto do trabalho no terreno, nomeadamente para aprofundar as pesquisas debaixo da superfície.

São Nicolau, que morreu no ano 343 DC, terá sido sepultado na Igreja de Demre. Segundo uma teoria defendida por alguns historiadores, no Século XI os seus restos mortais foram levados para Itália, durante as Cruzadas, e estarão guardados na Basílica de São Nicolau, em Bari.

Mas na Turquia, especialistas defendem que os restos mortais levados para Itália pertencem a um padre desconhecido, e a nova sepultura encontrada poderá agora validar dessa ideia.

São Nicolau era conhecido pela sua generosidade para com as crianças, sendo venerado como Santo pelos cristãos, e tendo dado origem à figura contemporânea do famoso Pai Natal.

SV, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.