Arqueólogos revelam “guardiões” pré-hispânicos no Peru

(h) Culture Ministry / EPA

Os “guardiões” de Chan Chan foram encontrados com máscaras de argila

No complexo arqueológico de Chan Chan, no departamento peruano de La Libertad, um grupo de arqueólogos descobriu um mural decorado, trazendo a descoberto 19 figuras esculpidas em madeira datadas de há 750 anos. 

A descoberta, anunciada pelo Ministério da Cultura do Peru em comunicado, ocorreu no passado mês de julho, mas só nesta segunda-feira é que foi anunciada.

As esculturas de madeira, com cerca de 70 centímetros de altura, estavam cobertas com máscaras de argila. Os arqueólogos encontraram-nas alinhadas em espaços escavados no interior de uma parede do corredor cerimonial – durante séculos, estas figuras estiveram “escondidas” na cidadela pré-hispânica de Chan Chan.

O corredor está localizado em Utzh An ou Gran Chimú, um dos dez palácios murados que formam a cidadela, que é visitada por milhares de turistas de todo o mundo.

Segundo os especialistas, as figuras representam personagens antropomórficos que têm um cetro – uma espécie de pequeno bastão – nas suas mãos e um objeto circular nas costas que pode representar um escudo.

“Supomos que sejam guardiões”, disse o arqueólogo Henry Gayoso, responsável pela equipa de arqueólogos que está a trabalhar no local, acrescentando ainda que as esculturas serão de uma época entre 1100 e 1300 d.C, o que faz destas as mais antigas figuras já encontradas neste complexo.

(h) Culture Ministry / EPA

O mural tem mais de 30 metros de comprimento

Relativamente ao mural, o Ministério da Cultura indicou que é a primeira vez que um corredor cerimonial completamente decorado com relevos em barro é encontrado em Chan Chan. A área decorada tem 33 metros de comprimento, onde predominam figuras de ondas e pergaminhos, destacando-se, especialmente, uma ornamentação zoomórfica, conhecida como “felino” ou “animal lunar.

Chan Chan, que significa “sol resplandecente” no idioma nativo, foi construída pela cultura pré-hispânica chimu entre os anos 900-1450 d.C. na costa norte do Peru, sendo a principal cidadela pré-hispânica de barro da América.

Este é um dos complexos arqueológicos mais importantes do mundo. Em 1986, a UNESCO reconheceu a área como Património Cultural da Humanidade.

ZAP // SputinkNews / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …