A Ilha de Páscoa teve muito mais habitantes do que se pensava

Os especialistas encontraram no número de habitantes locais uma resposta à construção do Moai, símbolo tradicional da Ilha de Páscoa, no Chile.

A construção do Moai na Ilha de Páscoa sempre foi para os arqueólogos um dos maiores mistérios não resolvidos da história. Até agora. Uma nova investigação poderá ter revelado como é que as enormes estátuas, símbolos da ilha chilena, foram criadas.

Quando os europeus chegaram à ilha em 1722, encontraram quase 900 estátuas, um número muito grande para o número de habitantes da região: entre 1.500 e 3.000, descreve o estudo publicado na revista Frontiers in Ecology and Evolution.

No entanto, o grupo de investigadores, liderado por Cedric Puleston, professor da Universidade da Califórnia, nos EUA, analisou a população local e concluiu que quando o número de estátuas aumentou, o número de habitantes era também significativamente maior.

“Aparentemente a ilha terá tido cerca de 17.500 habitantes, no seu auge, o que representa o ponto mais alto de todas as estimativas anteriores”, explica o arqueólogo, acrescentando que o Moai terá sido esculpido no momento da maior expansão populacional da ilha da Páscoa.

“Apesar do seu quase completo isolamento”, diz Poulsen ao Science Daily, os habitantes “criaram uma estrutura social diferente e construíram estas incríveis obras de arte antes de uma mudança dramática ter ocorrido“.

Enquanto os investigadores parecem ter encontrado uma possível solução para o mistério da construção do Moai, surgiram novas questões – por exemplo, de que forma foram transportadas, e principalmente, o que aconteceu para que a população da ilha diminuísse tão drasticamente.

PARTILHAR

RESPONDER

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …