Arqueólogos reconstroem o rosto de Ava, mulher que viveu há 3.700 anos

Um grupo de arqueólogos e artistas forenses da Escócia reconstruiram o rosto de uma mulher que morreu há 3.700 anos, na Idade do Bronze.

Batizada de Ava, uma abreviação de Achavanich, o nome do local onde os ossos foram encontrados, a mulher deverá ser da Cultura do Vaso Campaniforme, uma cultura do terceiro milénio a.C. que se difundiu pelo continente europeu.

Segundo a IFLScience, os ossos de Ava foram descobertos em 1987, quando os cientistas encontraram o seu crânio e vários outros fragmentos de ossos num buraco de uma rocha, acompanhados por outros artefactos e por um pequeno vaso de bronze.

Maya Hoole, líder do projeto, afirma que o cenário não é muito comum, já que o povo daquela cultura costumava enterrar os mortos no solo, e não em rochas.

“Teria consumido muito tempo e esforço para cavar o buraco. Se Ava morreu repentinamente, pergunto-me se teria havido tempo para fazer a cova. No entanto, se eles sabiam que ela ia morrer, a cova já poderia estar preparada”, destacou.

A reconstrução do rosto de Ava foi feita por Hew Morrison, que calculou as possíveis dimensões da sua mandíbula – que não foi encontrada junto com os outros ossos – e recriou o tamanho dos lábios e de outros tecidos faciais com base no tamanho dos dentes.

Quanto à cor da pele e do cabelo, os investigadores não têm qualquer certeza, mas estima-se que a Ava medisse 1,67m, uma altura não muito diferente da de uma mulher moderna.

O desgaste natural dos dentes mostra que Ava tinha entre 18 e 22 anos quando morreu, apesar da causa da morte ainda não ser conhecida.

A líder da investigação explicou ainda que é possível que os ossos de Ava tenham sido manipulados por quem a enterrou.

“Se comparar o formato do seu crânio com outros do mesmo período, o topo e a parte de trás são achatados, sendo que a parte de trás tem formato quadrado”, disse Hoole.

Os investigadores não entendem o interesse em alterar o formato do crânio de Ava, mas Hoole explica que, na época, as populações tinham muitos hábitos diferentes tanto durante a vida como em relação à morte.

Os progressos da investigação de Ava têm sido publicados num blog criado pelos arqueólogos.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma notícia parva! Sem mandíbula nao dá para fazer reconstrução nenhuma. Já é preciso “adivinhar “algumas coisas, como o formato das orelhas ou a ponta do nariz. A ser verdade a notícia, esses supostos arqueólogos andam a gozar com a comunidade Científica. Deixem isso para antropólogos!

RESPONDER

Miguel Pinto Luz é candidato à liderança do PSD

O vice-presidente da Câmara de Cascais anunciou, esta sexta-feira, que se vai candidatar à liderança do PSD para suceder a Rui Rio. Foi através de um vídeo publicado no YouTube que Miguel Pinto Luz, vice-presidente da …

Roubo de dinheiro pode ser deduzido no IRC em casos excepcionais

O roubo de valores em dinheiro pode ser usado pela empresa afetada como uma dedução ao lucro tributável desde que este tenha ocorrido em condições muito excecionais, como o envolvimento de armas de fogo, esclarece …

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …