Arqueólogos reconstroem o rosto de Ava, mulher que viveu há 3.700 anos

Um grupo de arqueólogos e artistas forenses da Escócia reconstruiram o rosto de uma mulher que morreu há 3.700 anos, na Idade do Bronze.

Batizada de Ava, uma abreviação de Achavanich, o nome do local onde os ossos foram encontrados, a mulher deverá ser da Cultura do Vaso Campaniforme, uma cultura do terceiro milénio a.C. que se difundiu pelo continente europeu.

Segundo a IFLScience, os ossos de Ava foram descobertos em 1987, quando os cientistas encontraram o seu crânio e vários outros fragmentos de ossos num buraco de uma rocha, acompanhados por outros artefactos e por um pequeno vaso de bronze.

Maya Hoole, líder do projeto, afirma que o cenário não é muito comum, já que o povo daquela cultura costumava enterrar os mortos no solo, e não em rochas.

“Teria consumido muito tempo e esforço para cavar o buraco. Se Ava morreu repentinamente, pergunto-me se teria havido tempo para fazer a cova. No entanto, se eles sabiam que ela ia morrer, a cova já poderia estar preparada”, destacou.

A reconstrução do rosto de Ava foi feita por Hew Morrison, que calculou as possíveis dimensões da sua mandíbula – que não foi encontrada junto com os outros ossos – e recriou o tamanho dos lábios e de outros tecidos faciais com base no tamanho dos dentes.

Quanto à cor da pele e do cabelo, os investigadores não têm qualquer certeza, mas estima-se que a Ava medisse 1,67m, uma altura não muito diferente da de uma mulher moderna.

O desgaste natural dos dentes mostra que Ava tinha entre 18 e 22 anos quando morreu, apesar da causa da morte ainda não ser conhecida.

A líder da investigação explicou ainda que é possível que os ossos de Ava tenham sido manipulados por quem a enterrou.

“Se comparar o formato do seu crânio com outros do mesmo período, o topo e a parte de trás são achatados, sendo que a parte de trás tem formato quadrado”, disse Hoole.

Os investigadores não entendem o interesse em alterar o formato do crânio de Ava, mas Hoole explica que, na época, as populações tinham muitos hábitos diferentes tanto durante a vida como em relação à morte.

Os progressos da investigação de Ava têm sido publicados num blog criado pelos arqueólogos.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma notícia parva! Sem mandíbula nao dá para fazer reconstrução nenhuma. Já é preciso “adivinhar “algumas coisas, como o formato das orelhas ou a ponta do nariz. A ser verdade a notícia, esses supostos arqueólogos andam a gozar com a comunidade Científica. Deixem isso para antropólogos!

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …