Arqueólogos japoneses encontram por acaso túmulo egípcio com 3 mil anos

Uma equipa de arqueólogos japoneses encontrou o túmulo de um escrivão real, que morreu há cerca de três mil anos, sepultado na necrópole de Luxor, a capital do antigo Egipto.

O túmulo do escrivão, identificado como Khonsu, data do período Raméssida (cerca de 1.200 anos a.C.), segundo anunciou a Universidade Waseda, no Japão. Segundo a instituição, a equipa, liderada pelo professor Jiro Kondo, descobriu o local por acaso.

Os arqueólogos estavam a limpar o túmulo de um outro funcionário importante para o faraó Amenófis III – Amenhotep III em egípcio antigo -, quando encontraram um buraco que dava para este túmulo.

Já no seu interior, a equipa encontrou pinturas e frisos dos principais deuses egípcios, bem como do funcionário e da sua esposa a venerar as divindades.

“Esta descoberta dá-nos a esperança de encontrar mais túmulos antes desconhecidos“, pode ler-se no comunicado da universidade.

O túmulo, construído em forma de “T”, mede 4,6 metros de comprimento, a partir da entrada para a parede traseira da câmara interior, e tem 5,5 metros de largura na parte transversal.

Além das pinturas dos deuses, entre eles Osíris, Isis e Atum-Ra, que estão a ser venerados por quatro babuínos, os arqueólogos também identificaram hieróglifos que permitem nomear Khonsu como “um verdadeiro e reconhecido escrivão”.

Na ala transversal do recinto, alguns dos frisos estão destruídos e a maioria dos frescos não são visíveis. No entanto, as decorações no teto do túmulo estão em melhores condições do que os das paredes, informou a equipa japonesa.

A entrada para a câmara interna encontra-se obstruída por blocos de pedra, por isso, os arqueólogos esperam encontrar ainda mais pinturas no seu interior.

PARTILHAR

RESPONDER

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …