Arqueólogos japoneses encontram por acaso túmulo egípcio com 3 mil anos

Uma equipa de arqueólogos japoneses encontrou o túmulo de um escrivão real, que morreu há cerca de três mil anos, sepultado na necrópole de Luxor, a capital do antigo Egipto.

O túmulo do escrivão, identificado como Khonsu, data do período Raméssida (cerca de 1.200 anos a.C.), segundo anunciou a Universidade Waseda, no Japão. Segundo a instituição, a equipa, liderada pelo professor Jiro Kondo, descobriu o local por acaso.

Os arqueólogos estavam a limpar o túmulo de um outro funcionário importante para o faraó Amenófis III – Amenhotep III em egípcio antigo -, quando encontraram um buraco que dava para este túmulo.

Já no seu interior, a equipa encontrou pinturas e frisos dos principais deuses egípcios, bem como do funcionário e da sua esposa a venerar as divindades.

“Esta descoberta dá-nos a esperança de encontrar mais túmulos antes desconhecidos“, pode ler-se no comunicado da universidade.

O túmulo, construído em forma de “T”, mede 4,6 metros de comprimento, a partir da entrada para a parede traseira da câmara interior, e tem 5,5 metros de largura na parte transversal.

Além das pinturas dos deuses, entre eles Osíris, Isis e Atum-Ra, que estão a ser venerados por quatro babuínos, os arqueólogos também identificaram hieróglifos que permitem nomear Khonsu como “um verdadeiro e reconhecido escrivão”.

Na ala transversal do recinto, alguns dos frisos estão destruídos e a maioria dos frescos não são visíveis. No entanto, as decorações no teto do túmulo estão em melhores condições do que os das paredes, informou a equipa japonesa.

A entrada para a câmara interna encontra-se obstruída por blocos de pedra, por isso, os arqueólogos esperam encontrar ainda mais pinturas no seu interior.

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …