/

Arqueólogos encontraram “o mais excitante mosaico” romano da Grã-Bretanha

Cotswold Archaeology

Mosaico romano com 1600 anos encontrado em em Boxford, Reino Unido.

Arqueólogos britânicos desenterraram um mosaico romano, com mais de seis metros de comprimento, nas ruínas de uma antiga casa de campo do tempo em Boxford, a cerca de cem quilómetros de Londres, no Reino Unido.

O achado está a surpreender os investigadores que já tinham encontrado na zona das escavações que decorrem em Boxford, uma casa de campo de grande dimensão, um balneário e uma quinta romana.

“Este é, sem dúvida, o mais excitante mosaico já descoberto na Grã-Bretanha nos últimos 50 anos e deve ocupar um lugar privilegiado entre as obras de arte romano-britânicas que chegaram até aos britânicos modernos”, salienta o especialista Anthony Beeson, citado pela Fox News.

Descrito como deveras fascinante, este mosaico foi encontrado nas ruínas de uma casa de campo romana. Com mais de seis metros de comprimento, inclui imagens que ilustram os deuses gregos Hércules e Cupido e o herói mitológico Belerofão que foi enviado para matar a quimera, um monstro com a cabeça de um leão, o corpo de uma cabra e a cauda de uma serpente.

Cotswold Archaeology

Mosaico romano com 1600 anos encontrado em em Boxford, Reino Unido.

O dirigente de uma das entidades que esteve envolvida nas escavações, a Cotsworld Archaeology, realça que se trata de “uma descoberta verdadeiramente importante”.

Em declarações no site da Cotsworld Archaeology, Neil Holbrook sustenta que “não é apenas uma fantástica nova peça de arte romana da Grã-Bretanha, mas também nos fala sobre o estilo de vida e as pretensões sociais do dono da casa de campo em Boxford”.

“Essa pessoa queria projectar uma imagem de si próprio como uma pessoa cultivada e de gosto – alguém familiar com a mitologia clássica e a alta cultura romana, apesar do facto de a sua casa de campo ser relativamente modesta em tamanho, numa parte remota do Império Romano”, acrescenta Neil Holbrook.

“Embora esta pessoa fosse muito provavelmente de origem britânica, queria ser vista pelos seus amigos, vizinhos e subservientes como um romano adequado“, diz ainda o especialista da Cotsworld Archaeology.

As escavações decorreram no âmbito do projecto “Revelando o Património Antigo de Boxford” e contaram com a participação da comunidade local, de voluntários inexperientes que foram orientados por arqueólogos profissionais.

A par do mosaico foram encontrados vários objectos, nomeadamente a pulseira de uma criança, moedas, cerâmica romana, azulejos e ossos de animais.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.