Arqueólogos encontraram coração mumificado do tempo dos faraós

Uma equipa de arqueólogos descobriu um conjunto de materiais que foram utilizados no processo de embalsamento de um alto oficial do Egipto faraónico. Entre as descobertas estava um coração mumificado.

Esta descoberta, levada a cabo por arqueólogos da Universidade de Alcalá de Henares, em Espanha, foi feita em Luxor, no Egipto. Os investigadores encontraram um depósito de 56 jarras que contêm materiais utilizados no processo de embalsamento do vizir Ipi, um alto oficial do reinado de Amenemat I (2050-1750 a.C.).

Para surpresa desta equipa, um dos elementos encontrados numa das ânforas foi um coração mumificado. Segundo os arqueólogos da expedição, dirigida pelo professor Antonio J. Morales, a prática de extrair este órgão dos defuntos não era comum, por isso, vai ser objeto de uma investigação.

Entre 1921 e 1922, o egiptólogo norte-americano Herert Winlock já tinha encontrado, exatamente no mesmo local, materiais usados para o processo de mumificação.

“Na altura, várias jarras, tigelas, bisturis e uma mesa de mumificação foram enviadas para o Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque, mas estas 56 jarras e o seu conteúdo, nunca tinham sido desvendados”, afirma Morales.

Originalmente, este depósito de material tinha 67 jarras, mortalhas e lençóis de linho, panos e vários tipos de bandas, tecidos e peças para cobrir dedos, mãos e outras partes do cadáver. Também continha uns 300 sacos de sal de natrão, óleos e areia.

(dr) Middle Kingdom Theban Project

Materiais de embalsamento encontrados no depósito do vizir Ipi

Esta coleção de materiais vai oferecer aos arqueólogos da expedição, denominada “Middle Kingdom Theban Project”, uma oportunidade excelente para a análise científica das substâncias, componentes, têxteis e restos humanos encontrados no depósito. Além disso, a investigação vai ajudar a conhecer o tipo de técnicas de mumificação aplicadas e os possíveis rituais realizados durante o processo.

O principal propósito deste projeto, que conta com a colaboração do Ministério de Antiguidades do Egipto e da Inspetoria de Luxor, é o estudo arqueológico e epigráfico das tumbas de Henenu e Ipi e da câmara funerária e sarcófago de Harhotep, assim como a conservação e futura publicação destes monumentos localizados em Tebas.

“O estudo destes monumentos e a sua evidência textual, iconográfica e arquitetónica ajudará a conhecer com mais detalhe esta época de reunificação política e cultural do Egipto faraónico”, conclui o professor.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …