Arqueólogos encontram mansão dos tempos romanos na Crimeia

(dv) Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia

Arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, descobriram nos arredores da cidade de Kerch, na Crimeia, a base de uma casa de campo da época do Império Romano, onde viveram representantes da “classe média” do Reino do Bósforo, ao realizar escavações durante construções da estrada Tavrida.

Esta casa de campo demonstra muito bem a vida quotidiana de um cidadão da classe média do Reino do Bósforo. Durante escavações, não encontramos coisas importadas caras, nem moedas de ouro ou de prata, nem artigos de luxo, mas encontramos louça, ferramentas, jóias baratas, estatuetas que serviam como ‘Barbie helenística’: eram brinquedos”, conta Sergei Vnukov, chefe da expedição do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, em comunicado.

A expedição liderada por Vnukov começou no segundo trimestre de 2017 para realizar escavações na área de construções na estrada Tavrida.

Durante as obras, a 15 quilómetros de Kerch, os arqueólogos encontraram um acampamento da época da Idade do Bronze: louça esculpida, fragmentos de ferramentas de pedra, restos de construções, sepulturas e várias figuras antropomorfas estão na lista das descobertas na zona ocidental.

Já na área oriental, os arqueólogos encontraram restos de casas, pátios e ruas, uma construção redonda semelhante a uma torre, restos de várias construções da época medieval e sepulturas de diversas épocas.

De acordo com o cientista, grande parte das construções foi danificada durante a época soviética.

Vnukov explica que as bases das construções são do século I da era comum. Naquela época, o território era ocupado pelo Reino do Bósforo.

“Aqui viviam proprietários não muito ricos, ou arrendatários, da classe média. Tinham vários escravos ou pagavam por trabalhadores braçais para exploração agrícola do solo”, acrescentou Vnukov.

Durante as escavações, foram encontrados vários fragmentos de vasos de cerâmica da época romana, vários elementos de estatuetas terracotas e jóias. Além disso, também foram encontradas candeeiros de cerâmica, um deles com a imagem de um centauro.

Além disso, os arqueólogos encontraram artigos pessoas dos antigos moradores da região, bem como moedas dos séculos I e II.

PARTILHAR

RESPONDER

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …