Arqueólogos encontram mansão dos tempos romanos na Crimeia

(dv) Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia

Arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, descobriram nos arredores da cidade de Kerch, na Crimeia, a base de uma casa de campo da época do Império Romano, onde viveram representantes da “classe média” do Reino do Bósforo, ao realizar escavações durante construções da estrada Tavrida.

Esta casa de campo demonstra muito bem a vida quotidiana de um cidadão da classe média do Reino do Bósforo. Durante escavações, não encontramos coisas importadas caras, nem moedas de ouro ou de prata, nem artigos de luxo, mas encontramos louça, ferramentas, jóias baratas, estatuetas que serviam como ‘Barbie helenística’: eram brinquedos”, conta Sergei Vnukov, chefe da expedição do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, em comunicado.

A expedição liderada por Vnukov começou no segundo trimestre de 2017 para realizar escavações na área de construções na estrada Tavrida.

Durante as obras, a 15 quilómetros de Kerch, os arqueólogos encontraram um acampamento da época da Idade do Bronze: louça esculpida, fragmentos de ferramentas de pedra, restos de construções, sepulturas e várias figuras antropomorfas estão na lista das descobertas na zona ocidental.

Já na área oriental, os arqueólogos encontraram restos de casas, pátios e ruas, uma construção redonda semelhante a uma torre, restos de várias construções da época medieval e sepulturas de diversas épocas.

De acordo com o cientista, grande parte das construções foi danificada durante a época soviética.

Vnukov explica que as bases das construções são do século I da era comum. Naquela época, o território era ocupado pelo Reino do Bósforo.

“Aqui viviam proprietários não muito ricos, ou arrendatários, da classe média. Tinham vários escravos ou pagavam por trabalhadores braçais para exploração agrícola do solo”, acrescentou Vnukov.

Durante as escavações, foram encontrados vários fragmentos de vasos de cerâmica da época romana, vários elementos de estatuetas terracotas e jóias. Além disso, também foram encontradas candeeiros de cerâmica, um deles com a imagem de um centauro.

Além disso, os arqueólogos encontraram artigos pessoas dos antigos moradores da região, bem como moedas dos séculos I e II.

PARTILHAR

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …