Arqueólogos encontram cidade inundada há quase 17 séculos

University of sassari / AFP

Arqueólogos do Instituto de Património Nacional da Tunísia e arqueólogos da Universidade de Sassari, em Itália, descobriram ruínas submarinas pertencentes à antiga cidade romana de Neapolis, destruída por um tsunami no dia 21 de julho de 365 d.C.

Os investigadores encontraram numerosas ruas, monumentos e cerca de uma centena de tanques para produzir garum, um molho de peixe fermentado, muito popular na antiga Grécia e Roma, produto que tinha um importante papel na economia da cidade, informa o portal científico ScienceAlert.

As ruínas da cidade estendem-se por 20 hectares e estão localizadas perto da atual Nabeul, no nordeste da Tunísia. Neapolis foi fundada no século V a.C. O nome da cidade, em grego, significa “cidade nova”.

Os historiadores acreditam que grande parte da cidade desapareceu e ficou parcialmente submersa durante o terramoto de 21 de julho do ano 365 d.C., seguido por um tsunami que atingiu a cidade egípcia de Alexandria e a ilha grega de Creta, conforme registado pelo historiador romano Amiano Marcelino.

As expedições para encontrar a cidade decorrem desde 2010, mas o avanço só aconteceu recentemente graças a condições climáticas favoráveis.

É uma grande descoberta“, disse o chefe da equipa, Mounir Fanfar, citado pela AFP. “Isto permite-nos estabelecer com certeza que Neapolis era um importante centro de fabricação de garum e peixe salgado, provavelmente seria até o maior centro do mundo romano”.

Os historiadores consideram que o terramoto foi composto por dois tremores, com o maior a atingir uma magnitude de 8,0.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …