Arqueólogos encontram cidade inundada há quase 17 séculos

University of sassari / AFP

Arqueólogos do Instituto de Património Nacional da Tunísia e arqueólogos da Universidade de Sassari, em Itália, descobriram ruínas submarinas pertencentes à antiga cidade romana de Neapolis, destruída por um tsunami no dia 21 de julho de 365 d.C.

Os investigadores encontraram numerosas ruas, monumentos e cerca de uma centena de tanques para produzir garum, um molho de peixe fermentado, muito popular na antiga Grécia e Roma, produto que tinha um importante papel na economia da cidade, informa o portal científico ScienceAlert.

As ruínas da cidade estendem-se por 20 hectares e estão localizadas perto da atual Nabeul, no nordeste da Tunísia. Neapolis foi fundada no século V a.C. O nome da cidade, em grego, significa “cidade nova”.

Os historiadores acreditam que grande parte da cidade desapareceu e ficou parcialmente submersa durante o terramoto de 21 de julho do ano 365 d.C., seguido por um tsunami que atingiu a cidade egípcia de Alexandria e a ilha grega de Creta, conforme registado pelo historiador romano Amiano Marcelino.

As expedições para encontrar a cidade decorrem desde 2010, mas o avanço só aconteceu recentemente graças a condições climáticas favoráveis.

É uma grande descoberta“, disse o chefe da equipa, Mounir Fanfar, citado pela AFP. “Isto permite-nos estabelecer com certeza que Neapolis era um importante centro de fabricação de garum e peixe salgado, provavelmente seria até o maior centro do mundo romano”.

Os historiadores consideram que o terramoto foi composto por dois tremores, com o maior a atingir uma magnitude de 8,0.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …