Arqueólogos encontram 4 túmulos faraónicos intactos de crianças no Egito

Khaled Elfiqi / EPA

Uma missão de arqueólogos suecos e egípcios descobriram quatro túmulos faraónicos intactos de crianças da XVIII dinastia faraónica (de 1550 a 1295 a.C.) perto da cidade de Assuã, no sul do Egito.

A descoberta, feita na cidade de Gebel el-Silsila, consiste em quatro túmulos escavados na rocha e pertencem a crianças com idades entre dois e nove anos, conforme um comunicado oficial. Dois túmulos tinham muitos objetos funerários, como amuletos e um artigo de cerâmica.

De acordo com o diretor do setor de Antiguidades do Ministério, Ayman Ashmawy, algumas das múmias ainda conservam a coberta de linho e estão repletas de material orgânico que procede do sarcófago de madeira.

Já conforme a diretora da missão sueca, Maria Nilsson, a novidade traz mais luz à informação que se tinha sobre os costumes fúnebres e sobre aspetos sociais, económicos e religiosos relativos à vida quotidiana da época da XVIII dinastia.

Hoje, o Ministério também anunciou a descoberta de parte de um cemitério do Primeiro Período Intermédio (de 2190 a 2052 a.C.) numa colina na cidade de Kom Ombo, encontrada por uma missão austríaca.

O cemitério, que contém túmulos construídos em adobe – um material comum na construção civil – e que abrigam vários objetos fúnebres e peças de cerâmica, foi construído acima de um povoado da época do Antigo Império do Egito, onde foi descoberta uma imagem no teto com referências ao faraó Sahurê (2471-2458 a.C.), da V dinastia.

Noutro jazigo próximo da Assuã, uma equipa suíço-egípcia descobriu uma estátua feminina da era greco-romana, cuja forma é similar à deusa Ártemis. A peça foi talhada em calcário, mas está sem a cabeça, um pé e uma mão.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …