Arqueólogos encontram 27 estátuas da deusa egípcia Sekhmet

Uma equipa de arqueólogos descobriu na cidade de Luxor, no Egito, 27 estátuas fragmentadas da deusa da guerra Sekhmet, representada como uma mulher com a cabeça de leoa, anunciou neste domingo o Ministério de Antiguidades do país.

As estátuas foram encontradas por uma missão egípcio-europeia liderada por Hourig Sourouzian na região de Menon, como parte do projeto de conservação do templo do rei Amen-hotep III, que fica na margem ocidental do rio Nilo em Luxor, no sul do país.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, explicou que as estátuas de maior dimensão têm cerca de dois metros de altura.

Numa delas, Sekhmet é representada sentada num trono com o símbolo da vida na mão. Noutra, a deusa da guerra aparece em pé ou a levar um papiro, mas sempre coroada por um disco solar.

Sourouzian indicou que a conservação das estátuas varia, mas que as encontradas mais perto da superfície estão em melhores condições.

Agora, os itens descobertos passarão por uma limpeza original e por um processo de conservação. O objetivo é expor todas as estátuas depois de o projeto estar concluído, explicou Sourouzian.

A equipa começou o trabalho naquela região em 1998. Desde então, foram encontradas 287 estátuas de Sekhmet, explicou o diretor-geral de Antiguidades do oeste de Luxor, Fathi Yasin.

O objetivo do projeto é a restauração do templo de Amen-hoteb III, preservando os itens que estavam dentro do local, que foi destruído por um terramoto registado 1.200 anos antes de Cristo.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …