/

Arqueólogos encontram 27 estátuas da deusa egípcia Sekhmet

Uma equipa de arqueólogos descobriu na cidade de Luxor, no Egito, 27 estátuas fragmentadas da deusa da guerra Sekhmet, representada como uma mulher com a cabeça de leoa, anunciou neste domingo o Ministério de Antiguidades do país.

As estátuas foram encontradas por uma missão egípcio-europeia liderada por Hourig Sourouzian na região de Menon, como parte do projeto de conservação do templo do rei Amen-hotep III, que fica na margem ocidental do rio Nilo em Luxor, no sul do país.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, explicou que as estátuas de maior dimensão têm cerca de dois metros de altura.

Numa delas, Sekhmet é representada sentada num trono com o símbolo da vida na mão. Noutra, a deusa da guerra aparece em pé ou a levar um papiro, mas sempre coroada por um disco solar.

Sourouzian indicou que a conservação das estátuas varia, mas que as encontradas mais perto da superfície estão em melhores condições.

Agora, os itens descobertos passarão por uma limpeza original e por um processo de conservação. O objetivo é expor todas as estátuas depois de o projeto estar concluído, explicou Sourouzian.

A equipa começou o trabalho naquela região em 1998. Desde então, foram encontradas 287 estátuas de Sekhmet, explicou o diretor-geral de Antiguidades do oeste de Luxor, Fathi Yasin.

O objetivo do projeto é a restauração do templo de Amen-hoteb III, preservando os itens que estavam dentro do local, que foi destruído por um terramoto registado 1.200 anos antes de Cristo.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.